Truques e Dicas

Regresso às aulas: prepare os pequenos!

Chegou a hora mais aguardada para alguns e a mais temida para outros: o regresso às aulas! Aos que já são experientes nisto, é tempo de reencontrar os amigos, revisitar os professores e voltar às corridas pelo recreio. Mas para os mais pequenos, o regresso às aulas é na realidade uma estreia, e a entrada para a escola primária, um mundo desconhecido.

O regresso às aulas é um momento importante na vida de qualquer criança. Saiba como ajudar o seu filho a ultrapassar as suas inseguranças e a preparar-se para a escola.

Leve os miúdos a conhecer a escola

Para diminuir a ansiedade do regresso às aulas, principalmente se isso implicar uma escola nova, leve os mais pequenos a conhecer o espaço onde vão passar a maior parte do seu tempo, a partir desse dia. Preparar o regresso às aulas é simples, já que grande parte das escolas colaboram com prazer: fale com a escola e agende uma visita guiada aos espaços: à sala de aula, ao recreio, à cantina, aos espaços desportivos e explique o tipo de atividades que habitualmente se realizam em cada um desses espaços. Assim, os miúdos não se vão sentir tão “perdidos” ou “desenquadrados” no início do ano letivo.

Crie uma imagem positiva da escola

Regressar às aulas é também uma altura de muitas inseguranças. É importante criar, em casa, uma expectativa positiva em relação à ida para a escola, seja através de explicações de tudo o que de bom poderá provir de estudar, as amizades todas que serão criadas e todos os professores que irão ter.

Fomente o gosto por estudar e aprender

O regresso às aulas e principalmente a iniciação ao estudo por ser feito de maneira suave muito antes de as aulas começarem. Comece por fomentar o gosto pela leitura desde cedo. Poderá descobrir aqui os principais benefícios de leitura. Leia para os mais pequenos e diga que, em breve, serão eles a ler para si. Fale do mundo das letras, que juntas se transformam em palavras e estas em frases. Leve-o a bibliotecas ou livrarias. Ajude-as a aprender a escrever o seu nome.

Envolva os mais pequenos na compra de material escolar

Faça, de forma divertida, a compra do material escolar para o regresso às aulas: por exemplo, prepare com os miúdos antes uma lista de tudo o que precisarão. Depois poderá incluir as suas cores preferidas e outras preferências dos mais pequenos, para que regressar às aulas também seja feito com orgulho no seu material novo. Já em casa, prepare um espaço de estudo, que será um bom companheiro para os primeiros tempos.

Crie novas rotinas

  • Estabeleça horários para deitar, acordar e fazer as refeições;
  • Converse com os miúdos sobre a escola;
  • Estimule, brincando à escola consigo ou com os amigos.

Agora que temos tudo preparado para o regresso às aulas, o Rodinhas deseja a todos os pequenotes um ano cheio de sucessos!