Atividades

Folha atrás de folha um novo amigo: os benefícios da leitura na infância

Algumas crianças parecem ter nascido a ler. Já outras, é uma autêntica dor de cabeça para os familiares conseguirem que estes peguem num livro.

No entanto, estão mais do que comprovados os benefícios que a leitura na infância traz aos mais jovens e como isso pode ter implicações diretas no futuro dos mesmos.

Estimular o prazer pela leitura é fundamental e deve partir dos próprios familiares. Não importa se são contos, banda desenhada, ou outros géneros literários. O essencial está mesmo em ler e em mostrar como isso pode ser tão divertido. Comece por descobrir os benefícios da leitura na infância.

1. Paixão

Se as crianças descobrirem que gostam de ler, têm aqui um amor para toda a vida. A leitura na infância, mais do que um hobby, passará a ser uma atividade que lhes trará muita felicidade, já que a cada novo livro há um novo mundo a descobrir.

2. Criatividade

Ler leva a que o nosso cérebro ative a nossa imaginação, já que rapidamente damos por nós a viajar por outros lugares, ou a imaginar tudo o que poderá acontecer às personagens. A sua criatividade será colocada à prova, folha atrás de folha, sendo a leitura na infância essencial para o desenvolvimento cognitivo dos mais pequenos.

3. Vocabulário mais rico

Ler leva a que as crianças desenvolvam um vocabulário mais rico do que outras. Ao ler, estamos a exercitar o nosso cérebro e a acrescentar novas palavras ao nosso dicionário pessoal, onde aprendemos a enquadrar as palavras e a treinar a própria ortografia. A leitura na infância, permite ainda aumentar a cultura geral dos mais pequenos, já que os livros nos põem em contacto com outras culturas e nos ensinam também um pouco de história, estimulando ainda a capacidade de lerem melhor.

4. Aumenta a capacidade de concentração

A leitura na infância permite que os mais pequenos desenvolvam uma maior capacidade de atenção, já que ler exige concentração total para que não se percam na própria história.

5. Mais curiosos

As crianças que leem, têm uma maior curiosidade sobre o mundo, sobre as pequenas coisas, já que ler estimula às perguntas do porquê que aquilo acontece, o que é aquilo, e aumenta a necessidade de se alimentar de respostas.

Agora que aprendeu alguns dos benefícios da leitura, o Rodinhas ajuda-os a saber como estimular o hábito da leitura nos mais pequenos.

  • Leia com o seu filho. Dê o exemplo;
  • Crie ambientes e espaços de leitura em sua casa;
  • Frequente livrarias ou bibliotecas;
  • Ofereça livros com temas diversificados;
  • Respeite a idade e os limites da criança;
  • Converse sobre o livro e o autor;
  • Não torne a leitura uma obrigação;

Depois de ler isto ficou com vontade de pegar num livro da sua prateleira? Ótimo! Agora pegue nos mais pequenos porque chegou a hora do conto.