A educação pré-escolar desempenha, cada vez mais, um papel fundamental no processo inicial de formação das pessoas e durante a sua vida. É um complemento à educação recebida em casa, já que disponibiliza as ferramentas necessárias para um desenvolvimento equilibrado das crianças segundo determinados valores, com foco na sua inserção na sociedade.
A pré-escola permite, ainda, que as crianças sejam introduzidas a todo um novo mundo que lhes dará as bases de aprendizagem necessárias para transitarem para a escola primária, pela primeira vez.
Descubra todos os motivos pelos quais as crianças devem frequentar o ensino pré-escolar.
Ensino pré-escolar: os primeiros passos na aprendizagem
A educação dos mais pequenos inicia-se, numa primeira instância, em casa, com a sua família. Os pais devem transmitir os primeiros conhecimentos, as primeiras precauções, incentivando os mais novos a explorarem, em segurança, o mundo que os rodeia.
Estimular a curiosidade das crianças pelos mais diversos elementos, poderá ter um papel mais importante do que, inicialmente, poderá imaginar.
Serem expostas aos benefícios da leitura, da aprendizagem de música ou, até mesmo, à aprendizagem de outras línguas, pode estar diretamente associado ao sucesso das crianças no futuro.
Os principais pontos que se refletem da frequência da educação pré-primária são:
- Uma melhor transição para a escolaridade;
- Maior facilidade na socialização;
- Uma redução, a longo prazo, na taxa de abandono escolar e de exclusão social.
Quais os benefícios da Pré-Escola?
Um dos principais objetivos da educação pré-escolar é inserir a criança, de forma positiva, na escola primária. Outro, é o de iniciar a criança num percurso de cooperação com as outras crianças, que lhe permite adquirir competências de socialização necessárias para a sua vida e de trabalho em grupo.
Além disso, a pré-escola promove a autoconfiança da criança, o que lhe permitá obter uma maior facilidade em lidar com as mais diversas situações ao longo do seu percurso escolar, tanto na gestão de tarefas, como na interação com outras pessoas.
É durante a frequência deste nível de ensino que os pais notarão um maior desenvolvimento das expressões e da forma de comunicar das crianças. Além disso, irá sentir o despertar da curiosidade e do pensamento crítico dos mais pequenos em relação a várias questões do dia a dia.
Por último, a educação pré-escolar poder ser um precioso auxiliar dos pais para a descoberta de possíveis dificuldades das crianças, como inadaptações ou algum tipo de deficiência, o que poderá antecipar a inserção da criança num ambiente mais adequado às suas dificuldades ou conhecimentos.
Tal como tudo o que envolve o crescimento de uma criança, as famílias devem ter uma participação ativa no processo educativo dos mais jovens, dando o exemplo de envolvimento com a comunidade e de educação cívica.
A todos os pequenos que se iniciam neste percurso, desejamos que seja uma caminhada repleta de conhecimento e amizade!