Atividades

Conhece a história que originou o Dia da Criança?

O dia dedicado a todas as crianças está a chegar! Mas será que a sua família sabe o porquê do Dia da Criança ser celebrado mundialmente?

Como começou o Dia da Criança?

Em 1925, o mundo passava por uma situação política muito frágil devido às cicatrizes que a Primeira Guerra Mundial deixara na população mundial. As crianças, pela situação de dependência, acabaram por ser fortemente afetadas por este flagelo, o que levou à necessidade de, em conjunto, se refletir sobre o seu estado. No dia 1 de junho de 1925, em Genebra, foi então organizada a Conferência Mundial para o Bem-Estar da Criança.

Como forma de homenagear este marco na história da proteção das crianças, a maioria dos países decidiu que, neste dia, seria celebrado o Dia da Criança.

Mais que um dia, uma missão!

No entanto, para a ONU, a questão não era em que dia se devia comemorar o Dia da Criança, mas sim que cada país considerasse a discussão sobre os direitos dos mais pequenos fundamental, colocando as crianças no centro das atenções e celebrando o seu futuro.

Por isso, no dia 20 de novembro de 1959, foi proclamada a Declaração dos Direitos da Criança, pela Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, que tem como base e fundamento 10 princípios universais que preconizam os princípios e direitos dos mais pequenos.

Por este motivo, no dia 20 de Novembro, comemora-se o Dia Universal da Criança e, por isso, muito países decidiram que este deveria ser o dia para se celebrar os mais jovens.

Contudo, as diversidades culturais e as datas comemorativas já existentes em cada país levaram a que o Dia da Criança fosse adaptado à realidade de cada país, e celebrado em diferentes datas, em todo o mundo.

E o resto do mundo, quando e como celebra o Dia da Criança?

Brasil: no país irmão, o Dia da Criança é celebrado a 12 de Outubro. Leu bem! Este é um conhecido feriado nacional, que coincide com a data em que os brasileiros celebram a padroeira do seu país: Nossa Senhora da Aparecida.

Noruega: este país escolheu o dia 17 de Maio para celebrar o Dia da Criança! Esta data coincide com o Dia da Noruega, onde as crianças são o centro das atenções, participando em desfiles onde orgulhosamente envergam bandeirinhas do seu país.

Nova Zelândia: “Taonga”, esta é a palavra utilizada para as crianças neste dia, que, em Maori, significa “tesouro”. Os pequenos tesouros deste país, têm o primeiro domingo de março para serem celebrados e cada ano há um tema associado ao Dia da Criança.

México: Tal como não podia deixar de ser, neste país o Dia da Criança é comemorado a 30 de abril, com muita festa e as aulas substituídas por vários jogos, música e comida!

Japão e Coreia do Sul: estes países escolheram o dia 5 de Maio para celebrarem o seu futuro! Entre muita festa, no Dia da Criança, as crianças japonesas e coreanas envergam os seus trajes nacionais e cumprem alguns costumes antigos.