Escrever uma carta ao Pai Natal é uma tradição na sua família? Conheça a história por trás deste costume.
A tradição de escrever a carta ao Pai Natal tem já cerca de 150 anos de idade e surgiu nos EUA, estando ligada à própria história do serviço dos correios americanos.
Se hoje milhões de crianças enviam ao Pai Natal os seus desejos, a tradição começou com as crianças a receberem cartas assinadas pelo Pai Natal. Os pais enviavam cartas às crianças fazendo-se passar por S. Nicolau, o Pai Natal, para lhes dar bons conselhos.
Não se sabe ainda hoje o que motivou a que a tradição se invertesse e fossem as crianças a escrever cartas ao Pai Natal, o certo é que algumas décadas depois o serviço postal americano recebia milhares de cartas todos os anos dirigidas ao velhinho de barba branca.
Nos dias de hoje e desde 1985, que em Portugal, os CTT recebem as cartas das crianças ao Pai Natal normalmente tendo como destinos “Pólo Norte” ou “Lapónia”. Para que as cartas sejam respondidas é necessário que sejam colocadas num marco do correio e tenham a morada do remetente para que o Pai Natal saiba para onde enviar a sua resposta.
Escrever a carta ao Pai Natal como atividade de família
Escrever uma carta ao Pai Natal muitas vezes é a primeira experiência que as crianças têm na escrita e pode ser facilmente transformada numa atividade divertida para fazer em família.
Pode ser escrita à mão, ou por via digital, pode ser ilustrada, conter jogos ou adivinhas! Para além de estimular e desenvolver o gosto pela escrita, a carta também permite aos pais conhecerem melhor os gostos e preferências das crianças.
Esta atividade é bem vista pelos psicólogos e pediatras que sugerem ainda que a escrita da carta ao Pai Natal pode ser um momento para estreitar laços e partilhar experiências com as crianças, para lhes explicar que há desejos maiores do que os presentes e as coisas materiais.
Imprima este template de carta ao Pai Natal e prepare todos os pedidos das crianças da sua vida!

Sobre o Rodinhas
O Rodinhas é uma empresa de transporte de crianças pertencente ao Grupo Salvador Caetano. Foi criado em 2007 para efetuar todo o tipo de transporte escolar e transporte de crianças em qualquer momento, respondendo às necessidades das famílias portuguesas.
A carrinha de transporte Rodinhas está presente nas Áreas Metropolitanas do Porto e de Lisboa e preparou as suas carrinhas para garantir uma viagem segura para crianças de todas as idades, com as cadeirinhas de bebé ou assentos para criança corretos, para além de uma vasta equipa de motoristas profissionais que transportarão os pequenos passageiros com toda a segurança.