A alergia alimentar no bebé ocorre mais frequentemente devido à reação do seu sistema imunitário ao contato, pela primeira vez, com novos alimentos. Estes podem ter sido ingeridos pela criança, ou pela mãe, e estarem a ser transmitidos através da amamentação.
Despistar alergias alimentares no bebé nem sempre é uma tarefa simples, pois o intervalo de reação não é sempre imediato. É necessário um trabalho de detetive, por parte do pediatra e dos pais, com o auxílio de testes laboratoriais e exames cutâneos. No entanto, há alimentos que têm maior probabilidades de provocar reações alérgicas como:
- Leite de vaca
- Ovos
- Frutos secos
- Peixes
- Morangos
- Laranja
- Tomate
As alergias podem passar à medida que a criança vai crescendo. Mas o acompanhamento do pediatra é sempre fundamental em todo o processo.
Em caso de alergia alimentar no bebé, tenha calma e atue rapidamente
As reações alérgicas podem surgir de imediato ou passadas horas da ingestão do alimento e podem ser mais ou menos graves. A calma dos pais e a reação atempada é muito importante para que a crise alérgica seja resolvida com a maior rapidez possível.
Reações menos graves
Nestes casos, o pediatra deverá ser contactado para que possa aconselhar sobre a situação e despistar as causas da alergia.
Sintomas:
Manchas no corpo
Eczemas
Diarreia
Tosse
Olhos inchados
Vômitos
Reações mais graves
A criança deverá ser levada de imediato para o hospital para que possa receber tratamento adequado.
Sintomas:
Falta de ar
Inchaço do rosto, lábios e língua
Edema da glote
Apanhe boleia com o Rodinhas!
Este Inverno, proteja-se do frio e da chuve, apanhe a boleia do Rodinhas! Somos um serviço especializado de transporte de crianças que diariamente lhe oferece dois superpoderes: o superpoder de proporcionar uma viagem segura e divertida às crianças e o superpoder de dar aos adultos mais tempo livre.
Com a ajuda da carrinha de transporte escolar do Rodinhas, há mais pais e crianças felizes. Conheça todos os nossos serviços de transporte escolar!