Saúde

Crianças saudáveis: a importância da fruta no desenvolvimento infantil

Incentivar o consumo de frutas é tarefa primordial para pais quando se trata da saúde dos mais pequenos! Se as crianças têm por hábito encolher o nariz aos legumes, o mesmo raramente acontece com a fruta. Descubra a importância da fruta no desenvolvimento das crianças.

Desenvolvimento das crianças: ricas em vitaminas e fibras!

Muito saborosas e doces, tal como as crianças apreciam, é bem mais simples convencer os mais novos a comerem um pouco de fruta do que legumes.

Comece desde cedo a incorporar a fruta na alimentação dos mais novos. Através de pequenos passos vai conseguir introduzir os alimentos mais importantes no desenvolvimento das crianças, de forma eficaz.

A fruta fornece vários nutrientes muito importantes no desenvolvimento das crianças e deve ser ingerida na sua totalidade e não apenas em sumos naturais. No entanto, caso as crianças ofereçam alguma resistência na hora de a consumir da forma tradicional, opte por receitas que sejam atrativas para os  mais pequenos, como é o caso dos batidos. Aprenda como fazer batido de morango aqui.

Como a fruta contém muita água, permite que as crianças se mantenham hidratadas. Claro que isto não pode fazer com que o consumo de água diminua! Por isso, o Rodinhas ensina como aumentar o consumo diário de água nas crianças. Como a fruta é pobre em calorias, é uma ótima opção para se contornarem as sobremesas mais doces. Apresente sobremesas criativas, com recurso a fruta, como, por exemplo, um delicioso gelado de melão.

Essenciais para o desenvolvimento das crianças, a fruta é rica em:

  • Proteínas;
  • Vitaminas;
  • Fibras;
  • Sais Minerais.

Sabia que a ingestão de fruta diminui o risco de diabetes e de obesidade? Para crianças mais saudáveis, a Organização Mundial de Saúde sugere uma ingestão de até três porções de fruta por dia. No entanto, variem na fruta consoante a sua cor, para que consigam garantir diferentes nutrientes para as crianças.

Ensine as crianças a comer fruta com casca, recorrendo a receitas e snacks divertidos, já que é na casca que residem grande partes dos benefícios da fruta. Caso necessite de alternativas, opte por triturar a fruta e dar-lhes em papa ou em sumo, ou então dê asas à sua criatividade e misture a fruta em receitas deliciosas, como as nossas panquecas de cereja.

Um corpo cada vez mais forte e saudável

A fruta pode resolver muitas carências do corpo humano e é simples de encontrar em qualquer supermercado. Se tiver espaço em casa, pode até criar o seu próprio pomar! O Rodinhas deixa-lhe alguns exemplos da importância da fruta no desenvolvimento das crianças:

  • A laranja é rica em fibras, contém muita vitamina c, o que permite auxiliar o nosso sistema imunitário a defender o organismo. Além disso, é excelente para nos ajudar a curar constipações ou a tosse!
  • Já a maçã, que encontramos com regularidade em todo o lado, é rica em fibra, o que nos auxilia a ter uns intestinos que funcionam bem. Sabia que a casca da maçã também é rica em vitamina C?
  • Talvez a fruta preferida da maioria das crianças, a banana é uma boa fornecedora de vitaminas do complexo B e de potássio! Por falar em banana, descubra a nossa deliciosa receita de Bolo de Banana aqui.

São vários os truques para ensinar as crianças a gostar de legumes, que podem ser aplicados à fruta. Esta é muito boa para ajudar no desenvolvimento ósseo das crianças e ajuda no processo de cicatrização. Todos os seus nutrientes desempenham um papel fundamental para que cresçamos fortes e mais saudáveis, por isso, na sua próxima refeição, já sabe qual vai ser a sobremesa? Nós ajudamos: fruta!