Truques e Dicas

4 truques para ensinar as crianças a gostar de legumes

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), devíamos ingerir 400 gramas diárias de frutos e vegetais. No entanto, será que estamos a cumprir essa recomendação? A resposta é não, mesmo sabendo que o consumo de frutos e vegetais está diretamente associado à prevenção de várias doenças crónicas. Assim, de que forma podemos ensinar as crianças a gostar de legumes?

Segundo a Roda dos Alimentos, a distribuição diária dos mesmos deveria ser:

  • 2% para gorduras;
  • 4% leguminosas;
  • 5% carne, pescado e ovos;
  • 18% laticínios;
  • 20% fruta;
  • 23% hortícolas;
  • 28% cereais e derivados e tubérculos

No entanto, em Portugal, o que verificámos é que mais de 50% da população está longe de corresponder e são as crianças o grupo etário que menos cumpre com as recomendações.

Como ensinar as crianças a gostar de legumes

Não sabemos se é da cor, da forma ou da textura, mas a verdade é que os mais pequenos não são os melhores apreciadores de legumes e por vezes torna-se difícil convencê-los a comer! Como quase tudo na vida, o hábito deve ser incutido desde pequenos e os legumes devem ser apresentados desde cedo na vida dos miúdos, para que estes se tornem alimentos familiares nos seus pratos. Por isso, anote os quatro truques para ensinar as crianças a gostar de legumes.

1. De pequenino…

Durante a sua gravidez, dê uma chance aos legumes! Desta forma, sem saber, estará desde logo a ensinar o seu bebé a gostar de legumes. Por isso, quanto maior for a variedade de legumes que consumir durante a fase da gravidez e amamentação, mais o seu bebé estará pronto a aceitar estes sabores quando passar aos sólidos, como por exemplos nas papinhas ou boiões. É fácil ensinar as crianças a gostar de legumes, vê?

2. Os olhos também comem

O empratamento é essencial para conquistar pequenos e graúdos. Os olhos também comem e esse é um dos truques mais conhecidos para ensinar as crianças a gostar dos legumes. Faça um prato divertido, crie algumas formas conhecidas dos miúdos e sirva! Além disso, leve o seu mini chef para a cozinha e deixe-o ajudar na hora de preparar o prato ou os legumes. Assim não lhes serão elementos estranhos.

3. Sabor pouco apetitoso?

Uma das queixas mais recorrentes das crianças sobre os legumes é o sabor. Alguns queixam-se que não têm, outros que têm um sabor estranho… então qual o truque que pode ensinar as crianças a gostar de legumes? É simples: adicionar um sabor que lhes é conhecido. Prepare um “ketchup” caseiro com algumas ervinhas aromáticas onde eles possam mergulhar os legumes ou tempere os legumes de folha verde com um vinagrete, numa mistura simples de vinagre balsâmico e limão.

3. Prepare-se para contar histórias!

Um dos truques para ensinar as crianças a gostar de legumes é envolvê-los nas mais diversas histórias. Ou seja… imagine os brócolos como os super-heróis da missão de salvar a princesa cenoura e desta forma, com muita diversão, os pequenos estão mais familiarizados com eles. Pode sempre jogar ao galo com os legumes ou até mesmo batizá-los com nomes engraçados para que os legumes passem a ser amigos e não inimigos.

Agora que já sabe como ensinar as crianças a gostar de legumes, descubra aqui as nossas receitas de Barquinhos de aipo com húmus de grão de bico ou a nossa Lasanha de Beringela para a sua missão ficar mais fácil!