Atividades

5 Jogos Tradicionais para brincar em Família

Presentes desde as civilizações mais antigas, os jogos tradicionais surgiram com associação à prática de exercício físico, útil para corpo e mente.

Com caraterísticas acrescidas pelos locais onde foram desenvolvidos, que explicam a palavra “tradicional”, estes jogos utilizam vários materiais, muitas vezes recorrendo a objetos que facilmente encontramos em casa.

Tal como quando surgiram, os jogos tradicionais continuam a ser conhecidos pelos momentos de convívio que proporcionam, as gargalhadas que provocam e os desafios que suscitam.

Por isso, o Rodinhas selecionou 5 jogos tradicionais para brincar em família.

Preservar memórias através de jogos

Nos últimos anos, os jogos tradicionais passaram a ter um papel fundamental para a preservação da memória e das tradições locais, relembrando os tempos em que os nossos avós e pais brincavam pelas ruas.

Será que alguma vez brincou aos seguintes jogos? Aproveite para partilhar memórias da sua infância com os mais pequenos, ao mesmo tempo que os ajuda a criar memórias sobre momentos em família que ficarão para a vida.

Jogo da Cabra Cega

Selecione um jogador e vende os seus olhos com tecido, para que o participante fique temporariamente sem conseguir ver. Depois, peça para rodar sobre si, rapidamente, cinco vezes, para que perca a noção da sua localização.

Durante algum tempo, esse jogador terá que conseguir “caçar” um outro participante e através do tato, descobrir quem é. Caso não consiga adivinhar, terá que retomar o jogo até conseguir cumprir a sua missão.

Para facilitar o jogo aos miúdos, diminua o espaço onde irão jogar.

Corrida de Sacos

As emoções ficarão, certamente, ao rubro com um dos jogos tradicionais mais populares. Tudo o que vai precisar é de um saco de sarapilheira, ou tecido, para cada participante.

Assinale o local de partida e de chegada. Pode improvisar alguns obstáculos ou missões pelo caminho, de modo a aumentar um pouco mais a dificuldade e a competição entre participantes.

Jogo da Escondida

Este é um dos jogos preferidos dos miúdos, que revela a capacidade dos participantes de se conseguirem esconder de quem os procura.

Num determinado espaço, um jogador é selecionado para, atrás de uma árvore, contar até dez. Durante esse período, os restantes candidatos têm que dar azo à criatividade e à sua capacidade de se camuflarem no espaço, para não serem encontrados pelo “caçador”.

O primeiro participante a ser descoberto, será o próximo a caçar.

Jogo do Lenço

Este jogo é perfeito para famílias numerosas ou para uma reunião familiar num parque! Só tem de separar os participantes por duas equipas. A cada elemento é-lhe atribuído um número em segredo, que irá corresponder a outra pessoa na equipa adversária.

No centro, um árbitro irá segurar no lencinho do jogo e, aleatoriamente, dirá um número. Os participantes com esse número terão que correr até ao centro e serem os primeiros a apanhar o lenço para atribuírem um ponto à sua equipa.

O jogo pode ser dificultado com a seleção de uma forma de deslocação dos participantes até ao centro. Por exemplo: “De gatas, o número dez!”

Macaquinho do Chinês

Preparem-se para as gargalhadas que este jogo proporcionará! Um jogador terá de ficar de frente para uma parede, de modo a não conseguir ver o que se passa atrás de si. Os restantes participantes estarão posicionados atrás, numa localização demarcada no chão.

Depois, o participante que está na parede deverá dizer: “Um, dois, três, macaquinho do chinês”. Durante o tempo em que diz isto, os outros participantes terão que tentar percorrer o máximo de caminho possível e parar antes do jogador terminar a frase.

De seguida, o momento mais difícil! Os participantes, imobilizados, terão que aguentar, em modo estátua, as suas posições. Não poderão rir, nem mexer e quem for apanhado em movimento terá de voltar ao ponto de partida.

Ganha o primeiro que conseguir tocar na parede sem ser visto, sendo o próximo a estar na parede.

Existem centenas de os jogos tradicionais para brincar em família, sempre que tiver oportunidade. Os momentos de diversão em família são únicos e o tempo despendido nestas brincadeiras permite a preservação de memórias familiares.

Por isso, organize o próximo piquenique em família, com as nossas sugestões de locais, algumas receitas para snacks, e preparem-se para grandes momentos de boa disposição.