Atividades

7 Locais para fazer um piquenique no Porto e em Lisboa

Com os dias mais longos e o calor a fazer-se sentir, chega também a vontade reforçada de passarmos mais tempo ao sol e organizarmos um belíssimo piquenique. Assim, nada melhor do que aproveitar os inúmeros espaços verdes que existem nos locais onde vivemos e dar azo ao explorador que há em nós!

Vamos estender a toalha e aproveitar a sombra de uma árvore para um piquenique em família?
Descubra os melhores locais no Porto e em Lisboa para desfrutarem do contacto com a natureza!

Porto

Parque da Cidade

São 83 hectares de espaços verdes, lagos e mesmo em frente ao mar. Haverá algo mais para o tornar num sítio perfeito para um piquenique em família? Com espaço suficiente para uma série de brincadeiras com os seus pequenos, seguro e com uma biodiversidade apaixonante, o pulmão verde da cidade do Porto conquistará a sua atenção, como o sítio ideal para uma bela refeição em família.

Jardins do Palácio de Cristal

A beleza do século XIX continua bem assente nos oito hectares de jardim que envolvem o Palácio de Cristal. Com vários miradouros onde poderá apreciar as margens do Douro e uma vista incrível para Vila Nova de Gaia e para a baixa do Porto, as crianças ainda se poderão deliciar com os inúmeros pavões que passeiam pelos jardins, enquanto desfrutam de um agradável piquenique em família.

Parque de Serralves

Entre a arte contemporânea existente e uma pequena quinta pedagógica com vários animais, as crianças terão vários espaços para correr e os adultos para apreciar o sabor a natureza em plena cidade! São 18 hectares de arte e espaços verdes para desfrutar e porque não, para organizar um piquenique este verão?

Jardim Botânico do Porto

Quatro hectares de vegetação que nos dão a conhecer algumas espécies de flora, pouco comuns na cidade do Porto, cenário perfeito para um piquenique em família! A chamar à atenção, com o seu tom de vermelho, encontrarão a belíssima mansão dos finais do século XIX, a Galeria da Biodiversidade -Centro de Ciência Viva, que raras vezes não tem uma exposição fascinante para ver.

Nota: este espaço exige autorização prévia para poder fazer o seu piquenique em família.

Jardim Municipal do Horto das Virtudes

Com uma vista fabulosa sobre o Douro, encontrará uma grande área relvada para os mais pequenos poderem brincar, sobre o seu olhar atento!  Aproveite o sossego que o coração da cidade lhe pode dar e organize um bonito piquenique em família num dos espaços menos conhecidos!

Jardim do Passeio Alegre

Aqui pode encontrar de tudo: um chalet, esculturas, coreto, jardins, chafarizes e a bonita zona da Foz do rio Douro, podendo ser uma ótima opção para quem ambiciona organizar um piquenique este verão.

Jardim do Morro

O Jardim do Morro fica em Vila Nova de Gaia e nele poderão ter uma incrível vista sobre a baixa do Porto e sobre a Ponte Luiz I. Junto à Serra do Pilar, é ideal para piqueniques já que existe uma espécie de anfiteatro natural que poderão usar.

Lisboa

Parque de Monsanto

O Parque Florestal de Monsanto dá-lhe várias opções a explorar para um belo piquenique em família! O seu Parque de Merendas, junto ao Parque Recreativo, tem fornos que poderá usar, grelhadores e uma área de mesas que poderão ser usadas mesmo em dias de chuva! Há também locais para os miúdos brincarem.

Jardim da Cerca da Graça

É o maior espaço verde público da zona histórica de Lisboa: dois hectares de vistas inacreditáveis sobre Lisboa, com uma vasta área relvada, perfeita para um piquenique! Aqui os miúdos poderão correr em segurança e até descobrir o pomar aqui existente.

Jardim da Gulbenkian

E fazer um piquenique enquanto veem patos a nadar? É exatamente isto que poderá usufruir no bonito jardim da Gulbenkian! A diversidade de árvores existentes poderá ser ideal para fazer alguns jogos com as crianças!

Jardim da Estrela

No coração de Lisboa, com um bom parque infantil, vários bancos no passeio… as clareiras relvadas vão exigir as corridas dos mais pequenos e sem dúvida que vão pedir por um piquenique!d

Jardim do Campo Grande

Com um grande lago onde podem andar de barquinho, numa das zonas mais movimentadas da cidade, vai parecer estar num oásis quando os seus pés pisarem na relva! Há uma zona especial para merendas para poder fazer o seu piquenique à vontade.

Quinta das Conchas

24 hectares relvados, onde encontra ainda um parque infantil que fará as delícias dos mais pequenos, com passadiços onde poderá dar-lhes as primeiras lições de bicicleta!  Ideal para todo o tipo de atividades ao ar livre no verão e… claro está, para um piquenique.

Tapada da Ajuda

Com um parque botânico de reconhecido interesse, terá um verdadeiro cheirinho a campo em plena cidade! Pomares, vinhas, hortas, uma reserva botânica e um miradouro que oferece uma impressionante vista sobre a cidade e o rio Tejo. Aqui, poderá organizar um piquenique como se estivesse no campo e não na cidade!

Agora que já tem os espaços escolhidos, chegou a hora de preparar a sua cesta para um belo piquenique!