Truques e Dicas

5 dicas para incentivar o estudo dos mais novos

A maioria de nós já passou pela escola e sabe que nem sempre existe motivação para estudar. Mas porque é que, por vezes, nos sentimos tão desanimados com o estudo? Porque é que, na maioria das vezes, não gostamos de estudar? A resposta é: todos precisamos de ser estimulados e é aqui que os pais têm um papel de extrema importância. Assim, deixamos-lhe algumas dicas para incentivar o estudo dos mais novos!

1. Porque é que os estudos são importantes?

Mais do que o sucesso escolar, convém explicar aos pequenos o verdadeiro motivo pelo qual estudar é tão importante para todos. Desde miúdos, faça-os perceber o impacto que estudar pode ter na sua vida. Assim, uma das dicas para incentivar o estudo dos mais novos passa por lhes mostrar o que podem ter se estudarem, a profissão de sonho deles e que só com os conhecimentos que aprendem na escola é que o poderão ser. Sente-se com os miúdos e tentem fazer um plano visual das etapas todas que terão na escola até alcançarem o seu objetivo.

2. Os pais podem ajudar?

Lembra-se de quando pedia ajuda aos seus pais porque não estava a conseguir realizar algum exercício? É natural que isto aconteça aos miúdos. Por isso, uma das dicas para incentivar o estudo dos mais novos é saberem que podem estar à vontade para questionar os pais sobre tudo. Não deixe que isto os afete, deixe-os perceber que estão numa fase de aprendizagem. Por isso é normal que, por vezes, não consiga perceber tudo à primeira tentativa, de modo a que estes nunca desmotivem! Desta forma, os pais também perceberão os seus próprios limites e poderão auxiliar os mais novos com maior rapidez, caso seja necessário encontrar ajuda fora de casa.

3. Divida o bicho papão em etapas!

Uma das dicas para incentivar o estudo nos mais novos é, de vez em quando, colocarmo-nos na pele das crianças. Pense que também fica desmotivado quando sabe que vai ter que realizar uma determinada tarefa que não lhe é tão prazerosa. Com os miúdos é igual. Se eles acharem que os seus trabalhos de casa ou da escola são complexos demais para eles poderão ficar rapidamente desmotivados. Por isso, coloque de uma forma visual a tarefa que tem pela frente e divida-a em várias etapas. Por exemplo, no caso de terem que ler um livro grande, definam em conjunto o número de páginas por dia para chegarem à data com o livro todo lido!

4. Hora de estabelecer uma rotina de estudo.

Quem nunca desanimou por ter tanto para estudar para um teste? Uma das dicas para o estudo dos mais novos é fazê-los perceber que será mais fácil irem estudando aos poucos do que tudo de uma vez só. Por isso, nada como os incentivar a ganhar o hábito de uma hora por dia de estudo! Claro que isto é variável conforme o ciclo de estudo em que estão. Se estiverem no primeiro, deverão ter sempre tempo para brincar!

5. Crie o seu espaço de estudo!

Criar um espaço confortável, decorado com elementos que os mais pequenos gostam, é uma das mais conhecidas dicas para incentivar os mais novos a estudar. Assim, estarão num espaço que lhes é conhecido e onde lhes dará prazer passar tempo, pelo que serão mais facilmente encaminhados para lá, mesmo que para estudar. Habitue-os, desde pequenos, a realizar várias atividades na sua secretária, como, por exemplo, a desenhar!

Para o sucesso no estudo, uma das melhores dicas para incentivar o estudo dos mais novos é garantir que eles têm uma boa noite de sono, de modo a que tenham uma predisposição maior quando chegar a hora de pegar nos livros. Descubra alguns truques para conseguir que as crianças durmam cedo. E, por falar em livros, nada como os incentivar à leitura, explicando os benefícios da leitura nas crianças.