Truques e Dicas

5 truques para conseguir que as crianças durmam cedo

Com o regresso às aulas, é essencial garantir um descanso adequado e regular as horas de sono dos mais pequenos. Mas porquê?

Sabia que, conseguir que as crianças durmam cedo, favorece o seu crescimento e desenvolvimento, permitindo-lhes manter um humor estável e ainda auxilia no processo de aprendizagem, já que também melhora a memória?

Para a auxiliarmos, o Rodinhas reuniu 5 truques para a hora de dormir, que vão ajudar a conseguir que as crianças durmam cedo e de forma bem mais tranquila.

1.  Brincar antes de dormir? Sim!

Um dos truques para fazer as crianças dormir cedo, é deixá-las gastar a energia toda antes de ir para a cama. Por isso, deixe-as brincar. No entanto, só deverá estipular que a brincadeira acaba uma hora antes de irem dormir, de modo a baixar os estímulos e dando indicações ao cérebro que se aproxima a hora de descansar.

2.  Tomar banho antes de ir dormir? Sim.

A água ajuda a relaxar o nosso corpo e o cansaço passa a ser inevitável: os mais novos vão automaticamente começar a bocejar! Se depois da brincadeira os encaminhar para o banho, a água terá um efeito tranquilizante, desde que nessa hora não incentive mais às brincadeiras. Depois do banho, aproveite a deixa para o ensinar a lavar bem os dentes, a colocar creme hidratante, entre outros ensinamentos que podem ficar para a vida.

3. Ler ou conversar

Deite os miúdos e deixe-se ficar algum tempo a conversar com eles. Aproveite para perguntar pela escola, pelos amigos, pelas disciplinas preferidas. Se este hábito já estiver incutido, quando chega a casa, então aproveite para ler um pouco para eles. A leitura ajuda a relaxar, assim como uma boa conversa, sem nunca puxar muito pelas brincadeiras. Rir é como o açúcar: vai despertá-los!

4. Cante uma canção de embalar ou coloque uma música

Não se preocupe: não tem que ser nenhum Frank Sinatra para isto! Os mais pequenos adoram ouvir a voz dos seus familiares mais próximos e ajuda-os a acalmar. Portanto, pode sempre cantar uma canção ou, se souber, até mesmo tocar-lhes uma canção. Caso não se sinta inspirada ou não seja de todo o Mozart lá de casa, não faz mal. Nada como auxiliar-se do YouTube e colocar uma playlist de canções para crianças, que as ajudarão a adormecer.

5. Deixe uma luz de presença

A maioria das crianças fica muito irrequieta no escuro. Uma pequena luz de presença fará com que os mais novos se sintam seguros e os deixem mais confortáveis. Além disso, fixar a luz de presença muitas vezes auxilia a adormecer, desde que esta seja suave.

Agora que já conhece alguns dos truques, confesse: também ficou com vontade de ir para a cama, não foi?