Atividades

Aprenda a fazer Decorações de Natal com o Rodinhas

O Natal está quase à porta e a ânsia dos mais pequenos de ver a casa decorada com o pinheirinho, o Pai Natal e as suas renas é cada vez maior! Aproveite as férias dos mais pequenos e aprenda a fazer decorações de Natal com o Rodinhas.

1. Pauzinhos de Gelado transformam-se em pinheirinhos!

Fazer decorações de Natal nunca foi tão simples e ainda por cima pode requisitar a ajuda dos miúdos lá de casa, para se entreterem numa bela tarde de trabalhos manuais em família! E se lhe disséssemos que três simples pauzinhos de gelado podem-se transformar num Pinheiro de Natal? É fácil: pinte as espátulas com a sua cor preferida, cole as extremidades criando um triângulo e decore como quiserem o vosso pinheiro, não se esquecendo de acrescentar a estrela e a base no mesmo. 

2. Grinalda de sobras de papel ou tecido

Faça um círculo aberto de cartão. Depois, desenhe o molde de uma folha de azevinho nas sobras de papel e comece a colocar a ponta inferior da folha, já recortada, à volta do círculo até o preencher. Repita os passos, com papel diferente, ao longo de várias camadas, para dar a sensação que é mesmo um ramo de azevinho! Já com tecido, bastará recortar várias tiras de tecidos diferentes e preencher o círculo com as mesmas, repetindo o passo até ficar o cartão todo preenchido! Vê como fazer decorações de Natal é simples?

3. Chapéus de Pai Natal

Corra para a papelaria mais próxima, compre cartolina vermelha e descubra na internet o molde de um cone! Desenhe-o na cartolina, recorte o molde e cole os sítios indicados no mesmo. Depois, com tecido felpudo branco ou algodão crie um pompom no topo do cone e enfeite a parte inferior com uma tira branca, como se de um chapéu de Pai Natal se tratasse. A meio enfeite o cone com um cinto, criando uma margem com papel crepe preto ou utilizando adesivo preto e coloque uns brilhantes para fazer uma fivela. Vai perceber que os mais pequenos não vão mais querer parar de fazer decorações de natal lá para casa!

4. Um Boneco de Neve feito de copos de plástico

Leu bem. Fazer decorações de natal com material reciclado dá-nos um prazer redobrado! Por isso, escolhemos um boneco de neve que é feito apenas com copos de plástico. Cole os copos uns aos outros, até criar uma esfera grande para o corpo e uma mais pequena para a cabeça. Cole uma à outra e a estrutura do boneco estará feita! Depois utilize papel crepe para criar um cachecol para o seu boneco e faça um pequeno cone com cartolina laranja para o nariz! Recorte 5 círculos de cartolina e terá os botões e os olhos desde amigável Boneco de Neve. O que será que falta? Uma cartola! Se os miúdos preferirem, poderá somente acrescentar um chapéu de Pai Natal.

5. Peças de puzzle que se transformam em renas

Quantas vezes é que os mais pequenos perderam peças de um puzzle que o tornou inutilizável? O Rodinhas ensina a fazer decorações de Natal utilizando as peças de puzzle que sobraram! Selecione 5 peças. Pinte-as de castanho. A seguir, utilize duas das peças que se completem para criar o corpo da rena. Na parte de trás, cole uma outra peça que fará a ligação da cabeça às hastes da rena. Nessa peça, na extremidade superior esquerda e direita, cole uma peça em cada lado e criará o efeito de hastes! Só fica a faltar os olhos e o nariz da rena, que poderá completar com dois pequenos círculos de papel branco para os olhos, pintando uma pequena bola no centro, e um círculo de papel vermelho para o seu pequeno Rodolfo de Puzzle!

Agora que já sabe como fazer decorações de Natal com os mais pequenos, passamos para um pouco de leitura natalícia, com as nossas sugestões de livros de Natal para crianças?