Celebrado todos os dias 31 de outubro, o Dia das Bruxas começou por ser muito popular nos Estados Unidos da América, mas rapidamente se tornou num evento mundial: o mais assustador e divertido!
Por isso, não é de estranhar que durante todo o mês a história do Halloween seja contada pelas escolas, promovendo diversas atividades associadas ao dia das bruxas, que vão desde festas com os disfarces mais assustadores, à recolha de doces porta-a-porta.
Descubra a origem do Dia das Bruxas e conte a história à sua família.
A história do Halloween
Por um dia, crianças e adultos têm a desculpa de se fantasiar de monstros e das suas personagens preferidas, criando um ambiente único de fantasia. Mas alguma vez se perguntou como teve origem o Dia das Bruxas?
Segundo a história do Halloween, tudo começou no século V a.C., com os antigos festivais celtas. A intenção destas festas era celebrar-se a passagem de ano e a chegada do inverno, com duração de três dias, onde se acreditava conseguir-se unir o mundo real com o mundo daqueles que já não se encontravam entre nós.
Também as cores laranja e preto, ainda hoje utilizadas com grande proeminência no Dia das Bruxas, são provenientes das festas celtas, já que a celebração que deu origem à história do Halloween, o “Samhaim”, decorria no outono e as cores das folhas ganhavam essas tonalidades.
O nome “Halloween” provém da data que antecedia a festa do “Samhaim”, conhecida por “All Hallow’s Eve”, que significava véspera de Todos os Santos. Com o passar dos anos, transformar-se-ia em Halloween.
Este evento passou a ser conhecido como Dia das Bruxas por, na Idade Média, ter sido considerado pela Igreja como um ato pagão. Por isso, para que estas influências fossem consideravelmente diminuídas na cultura popular, a Igreja acabou por adotar e transformar o dia para o atual “Dia de Todos os Santos.”
Das grinaldas de morcegos, às abóboras esculpidas, até aos cemitérios improvisados, aos ensine aos miúdos que tudo não passa de uma brincadeira e que não devem ter medo.
Uma das formas de os tranquilizar é também permitir que estes se disfarcem e realizem algumas decorações bem divertidas! Pense em decorar uma abóbora em família. Temos a certeza que, enquanto as decorações de Natal não chegam, esta vai ser uma atividade que irá arrancar muitos sorrisos aos mais novos.
Rodinhas: o transporte de crianças seguro e divertido
O Rodinhas é um serviço especializado de transporte de crianças, que tem dois superpoderes: o superpoder de proporcionar uma viagem segura e divertida às crianças e o superpoder de dar aos adultos mais tempo livre. Conte connosco para levarmos os mais pequenos à escola, a atividades extracurriculares ou a eventos e ganhe mais tempo para si.
Com a ajuda da carrinha de transporte escolar do Rodinhas, há mais pais e crianças felizes. Conheça todos os nossos serviços de transporte escolar!