Atividades

Atividades para Crianças nas férias de Carnaval: carimbos caseiros

Depois de quase dois meses de aulas, os miúdos vão, finalmente, ter alguns dias de descanso! E se os mais pequenos vão poder repor as energias, o mesmo não podemos dizer dos adultos lá de casa, não é? Procura atividades para crianças nas férias de Carnaval? O Rodinhas deixa uma sugestão fácil e prática de fazer em casa: vamos criar carimbos caseiros!

Carimbos caseiros passo a passo

Os carimbos que vamos ensinar a fazer podem ser utilizados nas mais diversas ocasiões, enquanto elemento decorativo de presentes, convites, desenhos ou até mesmo produtos de barro. Quando pensamos em atividades para crianças nas férias de Carnaval, a primeira ideia que poderá surgir é a criação de uma máscara bem característica deste festividade. No entanto, nós vamos elevar a fasquia, pelo menos que toca a elementos para as decorar!

Arregace as mangas e mãos à obra, com o nosso passo a passo:

  • Procure na despensa algumas batatas de tamanho médio e depois de as lavar, corte-as ao meio;
  • Com a ajuda de um dos seus pequenos artistas e de um lápis, deixe-os desenhar um elemento no interior da batata ou ajude-os a escolher um cortador de bolachas;
  • Depois, na hora de manusear um acessório afiado para “escavar” em volta da figura, mostre aos mais pequenos que isso é tarefa de um adulto;
  • Quando a área à volta do elemento estiver limpa, procure por um prato velho e recheie o seu interior com bolinhas de tinta de várias cores;
  • Prepare as ferramentas de trabalho, porque está na hora de dar aso ao pequeno Picasso lá de casa: com a ajuda de um pincel pequeno, ajude os miúdos a pintar a figura que criaram. Garanta que colocaram tinta suficiente para esta ficar agarrada.
  • Escolha a vítima dos carimbos: alguma máscara de Carnaval que ainda não foi decorada? Deixe que os pequenos distribuam algumas carimbadas ao longo da mesma, repondo a tinta sempre que necessário.

São inúmeras as opções existentes para criar estes carimbos caseiros. Em alternativa, pode usar velhas rolhas de cortiça para talhar algumas letras que no final criarão divertidas mensagens. Outra opção é também levar os mais pequenos a explorar o jardim mais próximo, à procura de folhas ou outros elementos com algum relevo. Bastará ensiná-los a pintar as folhas e a premi-las contra o papel.

Et voilá! Temos uma obra de arte bem divertida e a prova de que há várias atividades para crianças nas férias de Carnaval.

E porque sabemos que as férias são sinónimo de muita energia e brincadeira, sugerimos-lhe outras atividades que podem ser levadas a cabo em casa, como organizar uma festa do pijama ou uma maratona de jogos tradicionais.