Atividades

5 Brincadeiras para Crianças

As ideias esgotam-se rapidamente no que toca a brincadeiras para as crianças, principalmente quando as férias chegam? Então aproveite as nossas sugestões para este verão, com ajuda de vários recursos naturais, que envolvem a sua casa e material ao qual já não dá uso. Preparados para alguns jogos em família divertidos?

Verão como sinónimo de diversão!

Bowling com Garrafas

É uma das brincadeiras para crianças que mais gargalhadas arranca, quando todas as garrafas são tombadas! Tem algumas aí por casa? Então comece a guardá-las, para as transformar num autêntico jogo de bowling para os mais pequenos!

Vai precisar de:

  • 10 garrafas;
  • Tinta Branca;
  • Tinta Vermelha;
  • Areia;
  • Bola Pequena.

Limpe as garrafas e comece por lhes dar a aparência de um pino de bowling. Pinte-as todas de branco e, no “pescoço” da garrafa, faça duas listas vermelhas, ao seu redor.

Coloque alguma areia no fundo das mesmas para criar peso, tornando assim esta brincadeira para as suas crianças um pouco mais difícil. Para terminar, bastará arranjar uma bola pequena ou média, dispor os pinos em quatro filas (1x2x3x4) e começar a jogar!

Jogo do Galo com Pedras

E que tal um jogo do galo em ponto grande? É uma das brincadeiras para crianças mais conhecidas e intemporais, que colmatou, certamente, muitos momentos sem nada para fazer durante a sua infância.

Vai precisar de:

  • 9 pedras (de preferência lisas);
  • Três tintas de cores diferentes;
  • Cascas de árvore.

Peça a ajuda dos miúdos para decorar as pedras com os diferentes símbolos que queira atribuir ao jogo (dois símbolos diferentes, com três pedras cada).

Com as cascas de árvore, ajude-os a “desenhar” o tabuleiro de jogo no chão, seja no jardim, ou qualquer asfalto onde os mais pequenos queiram brincar. Quando der por si, vai perceber que esta é uma das brincadeiras para as crianças que mais conquista a sua atenção, sendo muito fácil de pôr em prática!

Derruba as Latas

O que seria das brincadeiras para as crianças sem, pelo menos, um jogo com latas? Aqui está a oportunidade de dar uso às latas de salsichas ou de cogumelos perdidas pela sua despensa, através de uma brincadeira para crianças rápida e fácil de montar.  Dê-lhes uma nova vida e acima de tudo, com muita diversão incluída para os seus filhos!

Vai precisar de:

  • 10 latas;
  • Uma bola de trapos;
  • Materiais para decorar as latas.

Este é um dos jogos tradicionais mais conhecidos e uma das brincadeiras para crianças que ultrapassa idades. Também guarda esta memória da sua infância? Peça ajuda dos mais pequenos para decorarem as latas a gosto, depois de ter protegido a extremidade superior para que estes não se cortem. Depois das decorações feitas, é hora de empilhar as latas na forma de uma pirâmide e tentar acertar, com a bola de trapos, no maior número de latas. Quantas mais tombar, mais fica a ganhar!

Jogo das Argolas com Garrafas

Lembra-se das garrafas para o jogo do bowling que sugerimos no início deste artigo? São inúmeras as possibilidades para as reutilizarem, como, por exemplo, através do jogo das argolas, criando assim mais umas quantas brincadeiras para as suas crianças.

Vai precisar de:

  • 10 garrafas;
  • Cartão;
  • Tintas.

Nesta brincadeira para crianças, só precisa de reutilizar as garrafas, enchendo-as com um pouco mais de areia, de modo a que estas não se movam. Depois, tente arranjar algumas caixas de cartão e reutilize o material, desenhando alguns aros, todos do mesmo tamanho. Ajude os pequenos a recortar. Com as tintas que sobraram do bowling, deixe as crianças decorar os aros a seu gosto. Para começarem a jogar, atribua diferentes pontuações às garrafas, o passo final será lançar os aros a uma determinada distância e conseguir que estes caiam na cabeça da garrafa! Porque a sustentabilidade é a palavra de ordem nos dias que correm, estes tipos de brincadeiras para as crianças ainda sabem melhor, não é?

Corrida das Pipocas

Se existem brincadeiras para as crianças que precisam de espaço, esta é uma delas! Procure o melhor espaço de sua casa, como um corredor ou um espaço amplo, por exemplo, para conseguir criar uma autêntica pista de corridas.

Vai precisar de:

  • Saco de Pipocas;
  • Palhinhas de Plástico;
  • Adesivo.

Esta brincadeira para crianças é muito simples de preparar! Com a fita adesiva, crie uma “pista” pela sua casa, para servir de cenário a esta tão doce corrida. Depois, posicione os miúdos no início da mesma e atribua uma pipoca e uma palhinha a cada um.  O resto é fácil: apenas com o recurso da palhinha, terão que conduzir a pipoca até à meta. A melhor parte é que esta é uma daquelas brincadeiras para as crianças com dupla finalidade: além da diversão, ainda vai permitir que no final corram para o sofá e enquanto vêem um filme, se deliciem com o resto das pipocas!

Vai aproveitar o verão e as nossas sugestões de brincadeiras para crianças para criar memórias inesquecíveis em família?