Atividades

4 ideias de brinquedos para fazer em casa

A energia inesgotável das crianças continua a pedir por mais entretenimento? O Rodinhas ensina a criar 4 brinquedos em casa, a partir de materiais reciclados! Siga as nossas sugestões.

Comece por anotar os brinquedos preferidos

Qualquer trabalho manual ajuda no desenvolvimento infantil e estimula a criatividade. Transformar objetos que as crianças bem conhecem em brinquedos, é uma ótima ajuda para conseguirmos colocar a sua imaginação a trabalhar e arranjar novas formas de reaproveitar materiais lá por casa.

Tambores de Lata

Já todos reconhecem a importância da música nas crianças, mas se calhar não sabem que em casa podemos construir ótimos instrumentos musicais. É o caso de tambores feitos de… latinhas!

Comece a guardar as latas de salsichas ou de legumes enlatados. Retire cuidadosamente a tampa, para que ninguém se possa magoar. Depois, só precisa de um elástico e de um balão!

Corte a boca do balão e insira-o na extremidade da lata que está aberta. Para fixar o balão, utilize o elástico. Desta forma, criará rapidamente a “pele” do tambor! Para as baquetas, utilize outros dois balões, dois pauzinhos de ramos das árvores e dois bocados de tecido. Terá apenas que cortar as bocas de cada balão, inserir o tecido no interior para criar uma espécie de bola e inserir o pauzinho no orifício do balão. Depois terá que fechar o balão com recurso a um elástico.

Brinquedos com Caixas de Ovos

Se tem sempre alguma pena por deitar as caixas de ovos fora, chegou a derradeira oportunidade para as guardar, em prol de umas boas horas de diversão dos mais pequenos lá de casa.

Com recurso à base de uma caixa de ovos, cortando a parte superior, podem criar um barco! Deixe que os pais pequenos pintem a base como desejarem e para as velas, cortem uma palhinha em dois níveis diferentes, onde colará a vela em papel.

Ainda com as caixas de ovos, se cortar cada separador estará a criar os corpos de pequenos animais! Virando-os para baixo e unindo-os, consegue criar uma lagarta. Só têm que, posteriormente, as decorar.

Foguetões de Palhinhas 

Tal como o nome indica, o recurso mais precioso para chegarmos ao espaço sem sair de casa, é recorrendo a palhinhas de beber.

Corte-as do tamanho do seu dedo mindinho e tape bem uma das extremidades, com recurso ao plástico de um balão ou a fita cola. Depois, tal como um verdadeiro foguetão, crie três apoios junto à boca que ficou destapada. Poderá utilizar cartão para as criar.

Agora vem a parte mais divertida para os miúdos: estes foguetões também conseguem voar! Utilize uma palhinha por cortar, insira a parte que dobra na boca aberta do foguetão e peça aos pequenos para soprar o máximo que conseguirem. Os pequenos foguetões sairão a voar.

Barquinhos de Rolhas de Cortiça

Se guardou algumas rolhas de cortiça, o Rodinhas ensina-o a transformá-las em pequenos ou grandes barcos. Só precisa de acrescentar dois elásticos ou cola, um palito e uma vela feita em papel!

Para criar a base do barco que irá boiar no banho dos mais novos, una três rolhas com recurso a dois elásticos. Também pode colar as rolhas em fila. Para criarmos a vela, utilize o palito para fazer de mastro e fure o papel com ele, para a vela. E já está, um belo barquinho de rolhas de cortiça. Poderá inovar e aumentar a largura e comprimento do barco com mais rolhas.

Ficar em casa pode ser a oportunidade ideal para passar ótimos momentos em família e sem dúvida que os trabalhos manuais podem ser um recurso que trará ainda melhor disposição a sua casa. Por isso, ponha as mãos à obra!