Truques e Dicas

5 benefícios da música para as crianças

Sabia que a música é uma ferramenta fundamental de aprendizagem para as crianças? São muitos os estilos musicais e instrumentos disponíveis, para transformar o pequeno lá de casa no próximo Beethoven ou Mozart! Assim, fique a conhecer alguns dos benefícios da música para as crianças.

De bebé a adulto, a música irá acompanhá-lo!

A música está de tal forma presente na nossa vida que, por vezes, não nos apercebemos dela. Encontramo-la desdobrada nas mais variadas formas e situações, e talvez por isso, por estar tão disfarçada no nosso quotidiano, muitos ainda não reconheçam os benefícios da música para as crianças. Por exemplo, ainda dentro da barriga da nossa mãe, já tínhamos contacto com o ritmo, através das vibrações e pulsações do seu coração.

Mas como é que a música se reflete na vida de uma criança!

1. Aprendem a ler e a escrever com mais facilidade

A música ajuda a estimular o nosso cérebro, treinando-o para ser mais ativo. Alguns dos benefícios da música para as crianças mais reconhecidos, passam pelo desenvolvimento do raciocínio lógico, fazendo com que a matemática, por exemplo, seja mais simples. Por isso, ler e escrever será mais simples, já que o cérebro dos pequenos músicos está mais desenvolvido.

2. Melhora a capacidade de concentração e memorização

Um cérebro treinado musicalmente, fará com os seus neurónios se reflitam nos processos de memorização e concentração! Se existem benefícios da música para as crianças que são bem conhecidos de todos, são estes, já que incentiva a que toda a atenção esteja concentrada naquilo que estamos a fazer e ainda permite um desenvolvimento excelente da criatividade dos mais pequenos.

3. Mais saudáveis e alegres

Mais do que o desenvolvimento do processo cognitivo, os benefícios da música para as crianças vêm de mãos dadas com o equilíbrio emocional das mesmas! A música trabalha, desde cedo, na autoestima dos miúdos e incentiva o contacto social! E o que é fundamental para uma boa socialização? Um bom desenvolvimento linguístico. Cada processo conquistado no mundo da música, é uma batalha ganha na superação de barreiras, que motiva os mais novos e cria uma maior disciplina, já que os pequenos aprendem que o empenho se reflete nas nossas capacidades.

4. Trabalho de equipa? 5 estrelas.

Alguma vez pensou porquê é que as escolas têm uma disciplina de educação musical? É simples: para além dos benefícios da música para as crianças que já revelamos, ao aprender a tocar um instrumento ou a cantar, a criança estará a aprender que uma boa harmonia é fundamental. E isto só se consegue com um excelente trabalho de grupo, aprendendo a ouvir os seus colegas.

5. Uma maior sensibilidade para com o mundo

Os diversos estilos musicais vão dar a conhecer o mundo de uma forma bem divertida. A história da música dará a conhecer todos os pormenores que levaram à criação de um determinado estilo, bem como a época e a cultura onde apareceu. Além disso, um dos maiores benefícios da música para as crianças, é o facto de esta desenvolver os sentimentos dos mais pequenos e ajudar a manifestá-los.

Agora que já conhece alguns dos benefícios da música para as crianças, porque não descobrir a escola de música mais próxima de si e deixar que os pequenos lá de casa descubram um novo mundo?