Truques e Dicas

Vamos ensinar os miúdos a serem ainda melhores em 2020?

O ano novo está prestes a chegar e consigo chegam as tão famosas resoluções, que nos ajudam a definir objetivos para que este novo ano seja ainda melhor! Se, por norma, nos focamos mais nas realizações profissionais do que nas pessoais, no Rodinhas acreditamos que as pessoais devem vir sempre em primeiro lugar, pois estas irão refletir-se em todos os pontos da nossa vida.

Assim, porque não começar 2020 a ensinar os mais pequenos a serem ainda melhores pessoas, e a começarem a dar os primeiros passos em direção a um futuro brilhante?

1. Os direitos são iguais para todos!

Ensine as crianças, desde pequeninas, que os direitos são para todos iguais e que não há diferença entre meninas e meninos. Respeitar as outras pessoas desde cedo é uma qualidade que se irá refletir no futuro dos miúdos, por isso é fundamental que toque nesse assunto ao longo do crescimento dos mais pequenos.

2. Errar fará sempre parte do nosso crescimento.

Para os pequenos mais exigentes e para os pais que, por vezes, se esquecem que também já foram crianças, não vale a pena uma reprimenda se não vier com um ensinamento. Ensinar os mais pequenos que é preciso aprender com os erros cometidos, é essencial para que estes saibam sempre ajustar-se às necessidades e dificuldades que encontrarão ao longo da sua vida. Não é preciso ter medo de perder ou de errar, pois a tentativa leva à perfeição.

3. Passe a mensagem de que os miúdos poderão sempre contar consigo.

Criei uma relação próxima, desde cedo, com os mais pequenos lá de casa. Ensine-os que poderão contar sempre com a sua ajuda, que não devem nunca ter medo de lhe contar os seus problemas. Se precisarem de si, deverão encontrar uma porta aberta com uma solução ao problema, numa reflexão conjunta do que é certo ou errado, de modo que no final toda a gente retire uma lição da história.

4. Não fazer o que se sabe que está errado para impressionar alguém.

Quantas vezes cedemos ao que a nossa consciência dizia estar errado, só para chamar à atenção de alguém? Ensinar os mais novos a manterem-se no lado certo em todas as ocasiões poderá ser uma tarefa árdua, mas explicar-lhes que nunca terão que magoar alguém para ver outra pessoa feliz, é fundamental para os tornar melhores.

5. Quando não entendemos, questionamos.

Ficar calado nunca deverá ser opção. Ensinar os miúdos a questionar quando não entendem algo, é essencial para que estes aprendam verdadeiramente. Terão a fase das perguntas e, por vezes, isso pode começar a ser cansativo para os pais, mas a verdade é que só revela interesse por parte dos mais pequenos sobre como tudo no mundo funciona e isso pode ser o caminho para um futuro brilhante da criança.

6. A natureza e as pessoas mais velhas são para serem respeitados.

Leve os mais pequenos até um parque e deixe-os interagir de forma natural com a natureza. Ensine-os que as folhas são essenciais para uma árvore ou planta e por isso não devem ser arrancadas, que um ramo é parte de uma árvore que nos ajuda a ter oxigénio, por esse motivo não os devemos arrancar, mas sim só usar o que caiu naturalmente. Respeitar a natureza irá ensiná-los a respeitar o mundo em geral. O mesmo deve acontecer com os mais idosos ou com quem sofre de algum tipo de deficiência. Explique, aos mais novos, o porquê do dever de se levantarem para cederem lugar a uma pessoa mais velha, o mesmo para quando eles têm prioridade.

Ensinar uma criança a respeitar o mundo, é dar-lhe as bases para um caminho onde só podem existir coisas boas para elas. Crianças educadas para uma comunidade mais civilizada que, com a sua ajuda, farão a diferença no futuro!