Atividades

Os Benefícios do Voluntariado

O voluntariado pode criar benefícios sociais significativos para as crianças, pois oferece às crianças a oportunidade de descobrir o mundo que se estende para além do seu ambiente pequeno e protegido. Ao participar em ações de voluntariado, os jovens começam a ganhar perceção do que é dar aos outros com nenhuma promessa ou expectativa de retorno, ou recompensa, e a dar valor a pequenos gestos.

Dar uma mão a alguém em necessidade pode aumentar a sensação de autoestima e ao mesmo tempo proporcionar uma oportunidade para, possivelmente, descobrir novas opções de carreira para a construção de aspirações. Trata-se de uma oportunidade para se sentirem verdadeiramente úteis e apreciados, que são coisas que muitas crianças jamais vivenciam em casas recursos ilimitados. Associar jovens a ações de voluntariado é apresentar mundos para lá dos que eles conhecem e ajudá-los a percecionar melhor o mundo.

Ajudar o próximo com pequenas atitudes pode ajudar a desenvolver o caráter do seu filho. Escolha um dia da semana ou do mês para colaborar com alguma campanha, ou instituição, ou então crie em sua casa a sua própria causa, e verá como o seu filho se sentirá realizado.

Recolher livros infantis

Recolha livros infantis, ou material escolar, dentro do seu círculo familiar e de amigos e doe a um hospital local.

Banco Alimentar

Em cada ida ao supermercado peça ao seu filho para escolher um alimento para doar ao Banco Alimentar. Junte tudo e no final do mês, vá com o seu filho fazer a sua doação.

Distribuição de alimentos aos sem abrigo

Explique aos mais novos de lá de casa que nem todas as pessoas vivem como ele. Existe quem passe por necessidades, quem não tenha casa, ou refeições. Leve-o até um centro de acolhimento de sem-abrigo e ajude na distribuição de refeições.

Ajudar os mais próximos

Muitas vezes não precisamos de ir tão longe para ajudar alguém. O senhor idoso que mora ao nosso lado pode precisar que o ajudem nas compras do supermercado, a nossa vizinha pode passar muitas horas sozinha e sentir-se só. Uma ajuda destas é preciosa e retribuída com muitos sorrisos.

Animais abandonados

Todas as crianças gostam de animais e uma forma de ajudarem a criar uma sociedade mais justa e saudável é voluntariarem-se para brincar com animais que estão em associações que recolhem animais abandonados. Em cada visita, não se esqueça de levar um saco de alimentos.

África, o continente longínquo

Não fuja à realidade, mas também não os assuste. É importante ensinar às crianças que nem todas tiveram a mesma oportunidade, mas que há formas de superá-las. Junte os cobertores mais antigos, os livros que os seus filhos já não leem, as roupas que ainda estão boas, mas que já não lhe servem e, juntamente com o seu filho, entregue-as numa Cruz Vermelha, ou outra instituição, que normalmente realizam campanhas de solidariedade em África.

Associações desportivas

Perceba quais são os clubes, ou associações desportivas, da sua área de residência e se algum necessita de ajuda no desenvolvimento das suas atividades. Talvez haja um muro que é preciso pintar, uma sala para decorar. Os mais jovens vão adorar ajudar enquanto se divertem.