Perguntas frequentes
Aqui poderá encontrar a resposta para as suas dúvidas. Prometemos guiar as suas crianças ao melhor que a infância e a adolescência lhes reserva.
Famílias
O que é o Rodinhas?
O Rodinhas é um serviço especializado no transporte de crianças, pertencente ao Grupo Salvador Caetano, que disponibiliza diferentes modalidades de transporte para famílias e instituições: transporte partilhado, Rodinhas Private e transporte ocasional, garantindo a deslocação dos mais pequenos em segurança, por profissionais certificados, entre a sua casa, a escola, festas de aniversários ou outras atividades extracurriculares.
A partir de que idade é que o meu filho/filha pode começar a usufruir do Rodinhas?
Os profissionais e as carrinhas Rodinhas são especializados no transporte de crianças a partir dos 6 meses até aos 16 anos de idade.
O serviço Rodinhas está disponível em que localidades?
O Rodinhas está disponível em Lisboa, no Porto e na Margem Sul.
Se eu não viver no Porto e Lisboa ou Margem Sul, mas o meu pequenote estudar numa das localidades?
Todos os pedidos passam por uma análise da nossa equipa. Para aumentar a probabilidade de conseguir o seu transporte nesta situação, aconselhamos que os pais percebam com outros pais o interesse em efetuar a mesma viagem para outras crianças, para abertura de uma nova rota. No Rodinhas contamos também com o serviço Private, que, sendo um transporte exclusivo, permite uma maior cobertura do serviço.
O serviço Rodinhas está disponível todos os dias?
O Rodinhas está disponível durante toda a semana e fim de semana, entre as 7h00 e as 20h30, durante todo o ano (incluindo períodos de férias letivas).
Quanto custa o serviço Rodinhas?
As viagens com o Rodinhas são adaptadas às necessidades de cada família, como horários, número de dias que as crianças necessitam de transporte e a distância. De forma a saber qual o preço do seu serviço, preencha o nosso formulário de pedido de orçamento e irá receber no seu email o respetivo valor.
Como posso usufruir dos serviços Rodinhas?
É simples, basta:
1. Preencher o pedido de orçamento aqui com todos os dados solicitados;
2. Aguardar que seja enviado email de confirmação de disponibilidade e orçamento;
3. Clicar no botão “Subscrever” no email com o seu orçamento;
4. Preencher os seus dados de faturação e todos os outros campos necessários;
5. Aguarde ser contactado para combinar os detalhes relativos ao início do serviço;
6. Descarregue a APP Rodinhas (disponível para android e iOS), e siga as viagens do seu pequeno em tempo real.
E já está! O seu pequeno passará a ter acesso às viagens Rodinhas, seguras, divertidas e confortáveis!
Em caso de guarda partilhada da criança, o Rodinhas realiza transporte em semanas alternadas?
Sim, o Rodinhas tem a possibilidade de efetuar o transporte mesmo que os pais peçam moradas diferentes em cada uma das semanas (disponibilidade para ambas as moradas sob consulta).
Que meios de pagamento existem?
O pagamento do serviço Rodinhas pode ser efetuado através de Débito Direto, MBWay, transferência bancária, cartão de crédito e Ticket Educação ou Ticket Ensino.
Se o meu pequenote começar o serviço a meio do mês, pago a totalidade da mensalidade?
Não, se iniciar o serviço após o dia 15 do mês, paga apenas 50% da mensalidade.
Comecei o meu transporte a meio do ano letivo, vou ter que pagar os 10 meses?
Não, apenas terá de pagar até junho do ano letivo corrente.
Tenho desconto se pagar a pronto?
Sim, terá um desconto de 5%, caso a subscrição seja acima de 6 meses.
Quando é que me são debitadas as mensalidades?
A sua mensalidade será debitada até ao dia 8 de cada mês.
A mensalidade referente ao último mês contratado será liquidada faseadamente e incluída nas duas primeiras faturas. 50% será liquidado juntamente à fatura do primeiro mês de subscrição e os restantes 50% liquidados na fatura do segundo mês de subscrição.
Se o meu pequenote faltar, o valor dessa viagem é ressarcido?
O serviço Rodinhas funciona como um plano de subscrição, o valor mensal é sempre calculado tendo em conta as viagens previamente estipuladas, não sendo por isso possível a devolução de valores referentes a viagens não realizadas.
Nos meses de férias, o valor da mensalidade é menor?
O serviço Rodinhas funciona como um plano de subscrição, o valor mensal é sempre calculado tendo em conta as viagens previamente estipuladas, não sendo possível a redução de valores em meses de férias de natal, carnaval e páscoa.
Relativamente às férias de verão, a última mensalidade é referente a junho, por isso se quiser continuar a usufruir do serviço Rodinhas durante o verão terá de o solicitar posteriormente.
Como posso aceder a todas as minhas faturas?
Sim, basta registar-se na área de cliente Rodinhas ou fazer log in para aceder a todas as suas faturas.
Existe algum desconto para irmãos?
Sim, 10% de desconto a partir da segunda criança.
Como funciona o transporte privado?
O Rodinhas Private é um serviço privado, com motorista certificado, numa viatura ligeira que transporta até 4 crianças. Nesta modalidade, poderá ter toda a flexibilidade horária que desejar. Além disso, existem várias opções de viagens: subscrição mensal ou packs de 10 ou 25 viagens que poderá usar sempre que necessitar. Para saber o seu orçamento, preencha o formulário aqui.
Como funcionam os Packs de Viagens?
Poderá comprar 1 viagem ou packs de 10 ou 25 viagens. Sempre que precisar de uma viagem, esta deve solicitada com um prazo mínimo de 24 horas úteis antes da data de execução de transporte e consegue ainda selecionar horários e moradas diferentes para cada viagem.
Conforme utilizar as suas viagens, serão automaticamente descontadas do pack e poderá solicitá-las até junho do ano letivo corrente.
O serviço Rodinhas funciona “on demand”?
Os nossos serviços ocasionais e o Rodinhas Private devem ser agendados com um mínimo de 24h úteis de antecedência, com orçamento e disponibilidade sob consulta. Caso o serviço seja urgente, sugerimos que contacte diretamente a linha de apoio Rodinhas através do 800100374 (chamada gratuita).
O Rodinhas tem protocolos com instituições e escolas?
Sim. Já somos a preferência de muitas escolas e instituições para a deslocação dos seus alunos, tendo estabelecido muitas parcerias no sentido de oferecer melhores condições. Pedimos que se informe junto da sua escola ou instituição e caso seja um parceiro Rodinhas dê essa indicação quando solicitar o orçamento para a sua criança. Caso não seja, sugira à escola que nos contacte!
Como funciona a App Rodinhas?
A APP Rodinhas está disponível para todos os clientes Rodinhas (para android e para iOS). Assim que subscrever o serviço, receberá instruções sobre como aceder à APP e também como navegar. O seu uso está incluído no valor da mensalidade, não tendo que pagar nenhum valor adicional.
Com a APP Rodinhas, os pais conseguem:
1. Receber notificações da entrega e da recolha das crianças;
2. Acompanhar o percurso da criança em tempo real;
3. Cancelar uma viagem, caso seja necessário;
4. Aceder ao contacto do motorista que está a transportar a criança.
Será sempre o mesmo motorista a acompanhar o meu filho/filha?
O objetivo do Rodinhas é, sempre que possível, manter os motoristas com as mesmas crianças. No entanto, nem sempre é possível conseguirmos garantir este objetivo. É expectável, e a nossa experiência assim o reflete, que nas primeiras semanas após o início do ano letivo, exista uma estabilização da rotina dos motoristas.
Gostava de fazer parte da equipa de motoristas do Rodinhas. Como devo proceder?
Se for do seu interesse fazer parte da divertida equipa de motoristas Rodinhas, preencha o formulário aqui.
Instituições
O que é o Rodinhas?
O Rodinhas é um serviço especializado no transporte de crianças, que disponibiliza diferentes modalidades de transporte para famílias e instituições: transporte partilhado regular e ocasional, garantindo a deslocação dos mais pequenos em segurança, por profissionais certificados, entre a sua casa, a escola, festas de aniversários ou outras atividades extracurriculares.
Que tipos de serviços o Rodinhas disponibiliza?
O Rodinhas disponibiliza o serviço de transporte regular, pré-definido com a instituição, que pode ir de 1 a 5 dias por semana e com horários pré-estabelecidos consoante as necessidades de transporte, existindo também a possibilidade de serviço de viatura e motorista à disposição.
Além deste, o Rodinhas está também disponível para realizar serviço ocasionais, nomeadamente passeios, transporte para praias, festas de aniversário e outros.
O serviço Rodinhas está disponível todos os dias?
O Rodinhas está disponível durante toda a semana e fins de semana, em qualquer altura do ano.
O Rodinhas faz transporte fora das zonas do Porto e de Lisboa?
Sim, desde que a partida ou destino seja no Porto ou em Lisboa.
Quanto custa o serviço Rodinhas?
As viagens com o Rodinhas são adaptadas às necessidades de cada instituição. De forma a saber qual o preço do seu serviço, preencha o nosso formulário de pedido de orçamento e irá receber no seu email o respetivo valor.
Como posso usufruir dos serviços Rodinhas?
É simples, basta:
1. Preencher o pedido de orçamento aqui com todos os dados solicitados (caso não encontre um campo que precisa, não se preocupe, entraremos em contacto consigo);
2. Aguardar que seja enviado email de confirmação de disponibilidade e orçamento;
3. Clicar no botão “Subscrever” no email com o seu orçamento;
4. Preencher os seus dados de faturação e todos os outros campos necessários;
5. Aguarde ser contactado para combinar os detalhes relativos ao início do serviço;
Posso pedir o orçamento por email?
De forma a ter uma resposta célere, idealmente deve fazer o seu pedido através do formulário criado para o efeito. Em caso de dúvida, contacte o 800 100 374.
É possível marcar uma reunião presencial?
Sim, poderá marcar uma reunião presencial com a nossa equipa comercial através do email instituicoes@rodinhas.pt ou 800 100 374.
Quais são as condições de pagamento?
Pagamento de 50% na adjudicação do serviço, e os restantes 50% deverão ser pagos nas 48h anteriores ao serviço.
Quais são os métodos de pagamento disponíveis?
O pagamento do serviço Rodinhas pode ser efetuado através de transferência bancária ou débito direto.
Existe algum auxiliar, além do motorista, para acompanhar as crianças na viagem?
Os motoristas Rodinhas estão habilitados com a Certificação de Transporte Coletivo de Crianças, não sendo necessário o acompanhamento de auxiliar durante o transporte. No entanto, caso a instituição necessitar de destacar esse acompanhante, deverá indicá-lo para o lugar seja considerado na ocupação da carrinha.
Qual a capacidade das carrinhas Rodinhas?
O Rodinhas possui frota de carrinhas de 9 lugares. Uma viatura transporta até 8 passageiros, 6 ou 7 lugares atrás e 2 ou 1 a frente (lugar disponível apenas para crianças com idade superior a 12 anos).
Se forem necessárias viaturas com mais capacidade de lugares, o Rodinhas consegue disponibilizar?
Como marca do Grupo Salvador Caetano, o Rodinhas tem a flexibilidade de propor viaturas com vários tipos de capacidade.
O Dashboard de controlo e acompanhamento de serviço regular para Instituições é pago?
Não, está incluído na parceria estabelecida.
Para que os meus alunos usufruam de benefícios no transporte Rodinhas, tem de ser a minha instituição a contratar o serviço?
Não. O Rodinhas estabelece parcerias com instituições, através das quais as famílias podem usufruir de condições especiais para parceiros na adesão direta ao serviço. Nestes casos, a instituição também beneficia, ao diversificar o seu portfólio de ofertas.