Para muitos adultos, falar com crianças sobre um tema delicado como o racismo pode ser desafiante. Alguns dizem não querer expor as crianças a este tema numa idade precoce. Outros dizem sentir dificuldades em falar sobre algo que eles próprios consideram ser complexo. mas afinal: como falar sobre racismo na educação infantil?
O racismo é um tema demasiado importante para ser esquecido lá em casa. Até porque as crianças percecionam desde muito cedo as diferenças entre as pessoas. Além disso, quando conversarmos com os mais novos sobre estes temas, estamos a contribuir para um futuro livre de preconceitos.
5 ideias para saber como falar sobre racismo na educação infantil
Embora não exista uma idade exata para se falar sobre racismo, os especialistas concordam quando se diz que quanto mais cedo falar, melhor. E não faltam ideias para introduzir o tema em sua casa.
1. Celebre as diferenças
As crianças verbalizam cedo as diferenças que veem nas pessoas, com a espontaneidade que tão bem as caracteriza. Aproveite esses momentos para demonstrar que as diferenças são o que torna cada pessoa única e especial. Se fossemos todos iguais, que graça teria o mundo?
2. Veja livros e filmes infantis sobre racismo
O storytelling tem o poder de descomplicar os temas mais difíceis, além de estabelecer uma ligação forte com as crianças. Ler um livro ou ver um filme com uma criança, onde se aborda o racismo, promove a empatia e o respeito pelo próximo, independentemente do seu tom de pele. Para por esta ideia em prática, sugerimos o livro O racismo explicado aos meus filhos da Editorial Presença, e o filme de animação A Princesa e o Sapo, produzido pela Disney.
3. Viaje com eles pela web
A internet e as redes sociais, em particular, são os meios preferenciais de informação, de entretenimento e de relacionamento para os mais novos. Mas há quem aproveite estes meios para propagar ideias racistas. Daí ser importante acompanhar as crianças nesta viagem pelo mundo online, partilhando experiências e ajudando a desenvolver um espírito crítico em relação ao que veem e partilham.
4. Partilhe conquistas de personalidades de diferentes etnias
A cor da pele não determina a capacidade individual, nem o que somos e o que fazemos. E temos personalidades das mais diversas etnias para o comprovar. Do futebol às artes, da política à ciência. Não faltam exemplos para apresentar aos mais novos na sua próxima conversa sobre racismo.
5. Fale sobre justiça
As crianças compreendem desde muito cedo o conceito de justiça. Revele as injustiças causadas por atitudes racistas. Lembre às crianças que todos temos deveres e direitos iguais, independentemente da raça, etnia ou local onde nascemos.
“Ninguém nasce a odiar outra pessoa devido à cor da sua pele, ao seu passado ou religião. As pessoas aprendem a odiar, e, se o podem fazer, também podem ser ensinadas a amar, porque o amor é mais natural no coração humano do que o seu oposto”
Nelson Mandela
Apanhe boleia com o Rodinhas.
O Rodinhas é um serviço especializado de transporte de crianças que tem dois superpoderes: o superpoder de proporcionar uma viagem segura e divertida às crianças e o superpoder de dar aos adultos mais tempo livre.
Conte connosco para levarmos os mais pequenos à escola, a atividades extracurriculares ou a eventos e ganhe mais tempo para si. Com a ajuda da carrinha de transporte do Rodinhas há mais pais e crianças felizes!