Substituir os ecrãs por jogos tradicionais ao ar livre é fundamental para o desenvolvimento infantil. Estar em contacto com a natureza, respirar ar puro e interagir com outras crianças e ter novos estímulos ajudam os mais pequenos a crescer de forma saudável.
As férias não deverão ser o único momento em que se reserva tempo para os mais pequenos. Seja num fim de semana ou num final de tarde solarengo, usufrua dos pequenos momentos para, por exemplo, dar azo à sua imaginação e inventar um jogo novo com as crianças ou optar por um dos muitos jogos tradicionais ao ar livre. Assim, selecionamos 5 jogos para que a sua atenção seja toda direcionada aos pequenos à sua volta. Se não forem suficientes, pode sempre descobrir mais brincadeiras ao ar livre. Sem mais distrações, vamos ao que interessa
Conheça os 5 melhores jogos tradicionais ao ar livre
1. Jogo do piolho
Para este, precisa de criar duas equipas com o mesmo número de jogadores, onde em cada uma têm de nomear uma criança para ser o piolho. Com o campo divido em 4 e dois espaços para cada piolho (no lado oposto ao da sua equipa), inicia-se o jogo. A bola é atirada do piolho para a sua equipa, enquanto este tenta “matar” os adversários. Quem é “morto” sai do jogo e ganha quem “matar” o último adversário. Quando o piolho é morto, é substituído por outro membro da equipa.
2. Jogo do mata
Semelhante ao jogo do piolho, mas com menos restrições. Não tem de ser jogado num espaço específico nem tem “piolhos”. As equipas podem correr por um espaço ilimitado. Aqui, o objetivo é apenas eliminar os adversários.
3. Jogo do apanha
Mais tradicional e fácil, impossível. Neste jogo, o objetivo é apanhar alguém para que seja ele a apanhar os restantes jogadores.
4. Jogo da bandeira
Se são muitas crianças, este jogo é uma boa opção. Cada equipa tem o seu campo e a sua bandeira (pode ser qualquer objeto), colocada no fundo de cada campo. O objetivo é roubar a bandeira do adversário e colocá-la no seu campo. Quando os jogadores entram no campo oposto, os adversários podem tocar-lhe e ele tem de permanecer parado até ser salvo por um colega de equipa.
5. Jogo quente-frio
Talvez o favorito dos miúdos e graúdos. O jogo do quente-frio passa por escolher um objeto e um jogador para o esconder, que, enquanto este o faz, todos têm de tapar os olhos. Depois, com a ajuda de quem escondeu o objeto, que dá pistas sobre se estão perto ou longe do local onde o objeto foi escondido, os restantes jogadores têm de o encontrar. Se estiverem perto do objeto é-lhes dito que estão “quentes”, se estiverem longe é-lhes dito que estão “frios”.
Apanhe boleia com o Rodinhas!
Este Inverno, proteja-se do frio e da chuve, apanhe a boleia do Rodinha! Somos um serviço especializado de transporte de crianças que diariamente lhe oferece dois superpoderes: o superpoder de proporcionar uma viagem segura e divertida às crianças e o superpoder de dar aos adultos mais tempo livre.
Com a ajuda da carrinha de transporte escolar do Rodinhas, há mais pais e crianças felizes. Conheça todos os nossos serviços de transporte escolar!