Furar as orelhas do bebé é um assunto algo controverso que levanta muitas dúvidas, especialmente quando se trata do primeiro filho. Algumas pessoas acreditam que é mais fácil fazê-lo quando o bebé é pequeno e menos resistente, enquanto outras pensam que a decisão deve ser deixada para a criança mais tarde. Vamos ver 5 pontos essenciais sobre esta questão:
1- O que dizem os pediatras?
Regra geral, os pediatras aconselham os pais a esperar até que a criança tenha capacidade para cuidar dos furos sozinha. Se a opção for furar antes, a recomendação é que o façam depois do bebé já ter tomado a vacina do tétano, que previne infeções causadas por material mal esterilizado.
2 – Como escolher o local?
Se a decisão for furar, há aspetos importantes a ter em conta quanto à escolha do local para o fazer. Convém verificar se o profissional tem experiência em furar orelhas de bebés, bem como certificar-se das medidas de segurança e higiene do equipamento e local.
3 – Que brincos escolher?
Regra geral os brincosdevem ser escolhidos de acordo com a idade da criança. Contudo, não deverão ser grandes e aguçados, para que não se prendam na roupa do bebé ou criança.
4 – E de que material?
Ouro, aço cirúrgico, platina ou titânio são boas opções, pois reduzem o risco de infeções ou reações alérgicas. Todas as partes envolventes do brinco, incluindo a mola ou a borboleta, devem ser em material hipoalergénico.
5 – Que cuidados ter após a perfuração?
– Limpe a área dos brincos pelo menos 2 vezes por dia com álcool ou com um produto antisséptico nos dois lados;
– Lave muito bem as mãos antes de mexer na zona das orelhas;
– Rode cuidadosamente o brinco 2 vezes por dia, durante o primeiro mês para evitar que este fique colado à orelha;
– Não mexa no fecho nem troque de brincos enquanto a ferida não estiver bem cicatrizada (normalmente até 12 semanas);
– Sempre que secar o bebé, tenha muito cuidado para que as fibras da toalha não fiquem presas nos brincos.
O Rodinhas está pronto para dar boleia!
Com a chegada do calor, nada como uma boleia refrescante do Rodinhas! Somos um serviço especializado de transporte de crianças que diariamente lhe oferece dois superpoderes: o superpoder de proporcionar uma viagem segura e divertida às crianças e o superpoder de dar aos adultos mais tempo livre.
Com a ajuda da carrinha de transporte escolar do Rodinhas, há mais pais e crianças felizes. Conheça todos os nossos serviços de transporte escolar!