Novembro combina com frio, chuva, fogueiras e, claro, com São Martinho! É a 11 de novembro que é celebrado, de Norte a Sul do país, esta data festiva, que leva toda a família a reunir-se à volta da mesa a comer castanhas assadas. Mas afinal, como surgiu o São Martinho? E porque se comem castanhas neste dia? Vamos descobrir!
A lenda de São Martinho
Segundo a lenda, um cavaleiro chamado Martinho estava a regressar a casa quando encontrou no caminho, no meio de uma tempestade, um mendigo que lhe pediu esmola. O cavaleiro não trazia nada consigo, então retirou das costas o manto, cortou-o a meio com a espada, e deu metade ao mendigo. Nesse momento, a tempestade desapareceu e um sol radioso começou a brilhar. E é por isso que se fala, hoje em dia, no verão de São Martinho!
E porque comemos castanhas assadas?
As castanhas são um alimento muito utilizado na cozinha portuguesa, mas ocupam um lugar ainda mais especial na altura do São Martinho, ou não fosse o ditado popular “No dia de São Martinho, pão, castanhas e vinho”. Mas afinal… de onde vem esta ligação das castanhas assadas ao Dia de São Martinho?
A ligação entre o a celebração do dia e as castanhas assadas terá vindo da tradição do magusto de Todos os Santos, celebrado a 1 novembro em Portugal. Nesta data, as famílias costumavam juntar-se à volta da fogueira e encher a mesa de castanhas, para que os espíritos dos familiares que já haviam partido pudessem apreciar o dia com os seus entes queridos.
Junte toda a família à mesa, partilhe com os mais novos estas tradições, e tenha um feliz dia de São Martinho!
Sobre o Rodinhas
O Rodinhas é uma empresa de transporte de crianças pertencente ao Grupo Salvador Caetano. Foi criado em 2007 para efetuar todo o tipo de transporte escolar e transporte de crianças em qualquer momento, respondendo às necessidades das famílias portuguesas.
A carrinha de transporte Rodinhas está presente nas Áreas Metropolitanas do Porto e de Lisboa e preparou as suas carrinhas para garantir uma viagem segura para crianças de todas as idades, com as cadeirinhas de bebé ou assentos para criança corretos, para além de uma vasta equipa de motoristas profissionais que transportarão os pequenos passageiros com toda a segurança.