O Natal é época para criar memórias, transmitir valores e cultivar a magia de acreditar. O momento de escrever a carta ao Pai Natal é importante para todas as famílias. O espírito natalício permite-nos estreitar laços e transmitir os valores mais importantes desta quadra: amor, união e solidariedade.
Não perca a oportunidade de se sentar com os mais pequenos e desfrutar de um momento especial em família. A verdade é que as crianças crescem rápido e estas são experiências que perduram na memória.
Preparado para embarcar no espírito natalício? Desta vez, o Rodinhas leva-o ao Polo Norte, através das cartas ao Pai Natal mais especiais.
Carta ao Pai Natal: Conheça a história desta tradição
Muitas famílias em todo o mundo escrevem, todos os anos, uma carta ao Pai Natal. Mas será que conhecem a história que está por trás?
A tradição de escrever a carta ao Pai Natal é centenária. Surgiu nos Estados Unidos da América e já tem 150 anos.
Se, atualmente, milhões de crianças enviam os seus desejos ao Pai Natal, isso deve-se aos correios americanos e nós devemos-lhes um agradecimento. No entanto, inicialmente eram os mais novos que recebiam cartas do S. Nicolau. Os correios enviavam mensagens, em nome do Pai Natal, onde incentivavam ao bom comportamento.
Não se sabe ainda o que motivou a que a tradição se invertesse. O certo é que o serviço postal começou a receber milhares de cartas, dirigidas ao senhor das barbas brancas.
Carta ao Pai Natal: um momento para desfrutar em família
O momento de preparar a carta para enviar ao Pai Natal é um dos mais ansiados pelas crianças. Trazemos agora algumas dicas para que, neste momento cheio de magia, se escreva a carta perfeita!
Pode ser escrita à mão ou no computador, pode ser ilustrada, ter recortes ou conter jogos e adivinhas! Para além de estimular a criatividade e desenvolver o gosto pela escrita, a carta também permite aos pais conhecerem melhor os gostos dos mais pequenos.
O mais importante é ser criativo, usar muita cor e não ter medo de sonhar.
No caso da criança ainda não saber escrever, pode sempre desenhar ou pedir a alguém que a ajude. Pode ainda optar por imprimir o template do Rodinhas. Seja de que forma for, temos a certeza de que não se vai arrepender de partilhar este momento com os mais pequenos.
Aproveite para estreitar laços e utilize o momento para lhes explicar que há prioridades maiores do que os presentes e as coisas materiais.
Incentive-os ainda a escreverem sobre os seus desejos e sonhos para o mundo. Desse momento, vão sair certamente palavras ternurentas e de esperança.
Como enviar a nossa carta ao Pai Natal?
Se os mais pequenos gostam da tradição de escrever uma carta ao Pai Natal, imagine a alegria que vão sentir se o Pai Natal realmente lhes responder. Com a ajuda dos CTT, isso é possível.
Os correios em Portugal têm uma equipa que se dedica especialmente a manter acesa a chama do Natal. Todas as cartas que tenham como destino o “Polo Norte” ou “Lapónia”, por exemplo, são respondidas.
Para que as cartas tenham uma resposta, têm de ser colocadas num marco do correio e devem conter a morada do remetente. Assim, o Pai Natal saberá para onde enviar as suas mensagens.
Esta é uma experiência que alimenta a magia do Natal e incentiva as crianças a escrever.
Uma memória que fica para sempre
Enquanto houver Natal, o velhinho das barbas brancas irá sempre receber cartas de todo o mundo. As palavras das crianças transmitem esperança, roubam sorrisos e aquecem corações.
Os mais pequenos, assim como os pais, vão sempre lembrar-se dos momentos em que juntos escreveram as suas cartas ao Pai Natal.
Apanhe boleia com o Rodinhas!
O Rodinhas é um serviço especializado de transporte de crianças que também tem um toque de magia: proporciona uma viagem segura e divertida aos mais novos e permite aos adultos ter mais tempo livre.
Conte connosco para levarmos os mais pequenos à escola, a atividades extracurriculares ou a eventos e ganhe mais tempo para si. Com a ajuda da carrinha de transporte do Rodinhas há mais pais e crianças felizes!