Antes que o inverno chegue, saiba como podem aproveitar o bom tempo com algumas brincadeiras ao ar livre.
Em tempo de calor, nada melhor do que deixar os pequenos exploradores divertirem-se nos jardins lá de casa ou na rua com os amiguinhos.
São muitos os benefícios conhecidos do contato das crianças com a natureza, como por exemplo, melhora a sua imunidade, a memória, o sono, a capacidade de aprendizagem, a sociabilidade, e a capacidade física.
Os benefícios das brincadeiras ao ar livre
Se antigamente as crianças mal conheciam o que era brincar em casa, atualmente os mais novos fazem exatamente o oposto das gerações passadas, dando preferência aos videojogos em vez de explorar o que os rodeia.
Porém, brincar na natureza estimula a autonomia e a criatividade dos mais pequenos: os brinquedos surgem, literalmente, do nada e qualquer objeto encontrado é reinventado pela imaginação das crianças lá de casa. Rapidamente um galho de uma árvore se transforma numa espada, uma folha torna-se barquinho, entre tantas outras brincadeiras ao ar livre.
Mas há muito mais a dizer sobre as vantagens de incentivar estas brincadeiras ao ar livre! Segundo a Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine, 2005, as crianças que brincam ao ar livre com maior regularidade e livremente, ficam mais aptas para conviver com outras crianças, mas também mais saudáveis e sentem-se mais felizes.
Permitir que a criança possa brincar ao ar livre é proporcionar-lhe uma variedade de situações em que terá de escolher os riscos que quer correr sozinha, mas também decidir como gerenciá-los e aprender com eles. Desta forma, os mais novos chegarão à idade adulta mais confiantes e resilientes.
5 Brincadeiras ao Ar Livre para as Crianças
No momento de convencer os mais novos a saírem de casa para algumas brincadeiras ao ar livre, nada como já ter sugestões prontas a encher as crianças de adrenalina, mas também os próprios adultos. Fique com algumas opções.
1. Jogo da Corda
Um dos jogos tradicionais mais populares é o Jogo da Corda. Terá de dividir os participantes em duas equipas e conseguir uma corda com alguma extensão. Depois, marque uma linha entre as duas equipas. A primeira equipa a fazer a outra passar essa marcação ganha. Também pode virar o jogo para a equipa que aguenta mais tempo a puxar a corda.
2. Escondidinhas
Esta é uma das brincadeiras ao livre mais simples de organizar e que promete muitas corridas e gargalhadas. Também é possível jogar este jogo dentro de casa, nos dias em que o tempo não permitir. Um dos elementos irá virar-se de costas e de olhos fechados contar até 30, enquanto os outros participantes, nesse espaço de tempo, arranjam um local para se esconderem. Perde quem for descoberto dentro do tempo indicado.
3. Cabra-cega
Neste jogo, um dos participantes terá de ser vendado, enquanto os outros paralisam num local à sua volta. O objetivo é que a criança vendada consiga descobrir os participantes. O primeiro a ser descoberto é a próxima cabra-cega.
4. Macaquinho do Chinês
Este jogo dispensa apresentações, já que muitos dos atuais pais deverá ter jogado também na escola. Esta é uma das brincadeiras ao ar livre mais populares e manda que uma pessoa, virada para a parede, diga: “1, 2, 3, Macaquinho do Chinês”.
Neste espaço de tempo, os restantes participantes que estavam alinhados numa linha de partida, deverão tentar avançar o máximo de distância possível, parando quando a frase termina. O objetivo é não serem descobertos a mexerem-se e tentar chegar à meta no mínimo de frases possível.
5. Jogo do Lencinho
Os elementos são divididos em duas equipas e colocados frente a frente. A cada um dos elementos é atribuído um número, com par na outra equipa. A meio fica a pessoa a segurar no lencinho que irá dizer um número. Ao fazê-lo, os elementos de cada equipa referentes a esse número deverão correr e caçar o lenço primeiro.
Divertir os mais novos é tão simples! Estes são apenas alguns dos exemplos possíveis, mas muitas das brincadeiras ao ar livre surgem de forma espontânea, como por exemplo uma caça ao tesouro infantil, enquanto estão em contacto com a natureza. Por isso, deixe os pequenos exploradores serem caçadores de sonhos por um bocado e descobrirem o melhor de passar tempo fora de casa.
Apanhe boleia com o Rodinhas!
O Rodinhas é um serviço especializado de transporte de crianças que tem dois superpoderes: o superpoder de proporcionar uma viagem segura e divertida às crianças e o superpoder de dar aos adultos mais tempo livre.
Conte connosco para levarmos os mais pequenos à escola, a atividades extracurriculares ou a eventos e ganhe mais tempo para si. Com a ajuda da carrinha de transporte do Rodinhas há mais pais e crianças felizes!