É bastante comum, sobretudo quando a restante família não está por perto, que os pais confiem os seus pequenos a um ou uma babysitter, ou ama. Seja em que circunstâncias for, a tempo inteiro ou apenas por algumas horas por dia ou noite, é importante que os mais novos tenham confiança na pessoa que vai tomar conta deles e se habituem ao babysitting.
Todas as crianças são diferentes e lidam de forma única com a mudança. Se contrata um serviço de babysitting, prepare o período de transição. Especialmente se for a primeira vez que a criança vai ficar com alguém que não é da família.
Babysitting: preparar a criança é fundamental
Como em diferentes ocasiões, a entrada de uma babysitter na vida da criança deve ser feita mediante um período de transição. Os pediatras concordam num conjunto de dicas que lhe apresentamos como as que pode seguir para ajudar os mais novos a dar-se bem com a nova pessoa.
Saiba o que pode fazer.
Comece a fazer a transição enquanto está por perto. Ou seja, o ideal é que a criança conheça a/o babysitter ainda na sua companhia. Se puder dedicar algumas horas a essa transição, os benefícios são imensos;
- A criança e a pessoa que vai tomar conta dela devem conhecer-se de forma gradual, sem forçar contacto físico. É importante esperar que a criança se sinta confortável o suficiente para iniciar este contacto e começar as brincadeiras;
- O ideal é que a/o babysitter interaja com a criança pela primeiva vez na presença dos pais ou tutores. As crianças vão provavelmente dirigir-lhe o olhar para que aprove que o contacto com esta pessoa é positivo e aceite;
- Aos poucos pode observar a maneira como a criança interage com a/o babysitter. Deixe a criança brincar à vontade na presença dessa pessoa, de modo a que a criança se sinta bem e predisposto a aceitar alguém novo nas suas brincadeiras;
- Aos poucos, o/a profissional de babysitting vai também aproximar-se gradualmente da criança para brincar ou pegar ao colo, por exemplo. Mesmo que a criança chore ao notar que o pai ou a mãe se afastam, é apenas uma questão de tempo até que se sinta confortável.
Os passos descritos acima também podem ser utilizados quando quiser aproximar o bebé ou criança de um adulto com quem não convivem muito. Uma transição tranquila e gradual é o ideal para todos, especialmente para os mais pequenos!
Sobre o Rodinhas
Apanhe boleia com o Rodinhas! O Rodinhas é um serviço especializado de transporte de crianças que tem dois superpoderes: o superpoder de proporcionar uma viagem segura e divertida às crianças e o superpoder de dar aos adultos mais tempo livre. Conte connosco para levarmos os mais pequenos à escola, a atividades extracurriculares ou a eventos e ganhe mais tempo para si.
Com a ajuda da carrinha de transporte escolar do Rodinhas há mais pais e crianças felizes. Conheça todos os nossos serviços de transporte escolar!