Mais do que uma obrigação de todos para protegermos o nosso planeta, ensinar a reciclar na infância deve ser encarado pelas famílias como qualquer outra necessidade do dia-a-dia dos mais novos. Tal como o lixo doméstico tem de ser depositado no local adequado, os resíduos recicláveis também.
Reciclar, começando pelos passos mais básicos, pode ser encarado como uma atividade a ser praticada em casa ou na escola, em conjunto. São várias as atividades e jogos que são pensados para auxiliar no ensino destes hábitos, que são tão importantes para o futuro dos mais pequenos.
Reduzir o lixo produzido, mas também a importância da separação dos resíduos, bem como a reutilização, são conceitos que devem ser reforçados na infância, promovendo o compromisso com a preservação do meio ambiente desde cedo.
A importância de ensinar a reciclar
Convidá-los a participar no processo de separação de resíduos é uma demonstração de confiança, que também funciona como um incentivo para que continuem a “imitar” esse hábito para sempre. Quando se dedicar a ensinar os mais pequenos, é importante que consiga passar as consequências positivas deste ato. Por exemplo, no que diz respeito ao papel, estamos a contribuir para a redução do abate de árvores e para a poupança de água, necessária para a produção deste material.
No entanto, é normal que a reciclagem de certos materiais levante algumas questões. Queremos ajudar as crianças a fazer o melhor possível no que diz respeito à preservação ambiental e, por isso, preparámos um pequeno guia.
Algumas informações úteis para ensinar a reciclar
Existem informações primordiais no momento de ensinar a reciclar aos mais novos.
- Contentores, ecopontos e respetivas cores:
- Azul – contentor adequado para depositar o papel e cartão
- Verde – contentor adequado para depositar o vidro
- Amarelo – contentor adequado para depositar embalagens de metal e plástico
- Contentores de lixo doméstico: podem variar de acordo com a zona de residência e são bastante distintos dos ecopontos
- Em locais estratégicos, existem também contentores para depositar pilhas gastas, óleo alimentar, equipamentos eletrónicos, cápsulas de café e outros materiais. Para saber onde se localizam os pontos de reciclagem mais perto da sua casa pode consultar os seguintes recursos:
- Ecoponto.pt
- WasteApp
Dicas para ensinar a reciclar em casa
- Tenha um espaço em casa reservado para a separação de resíduos. Compre sacos grandes, caixotes ou caixas dedicadas à separação, ou adapte o que já tem na sua residência. A curto prazo vai compensar e facilita imenso o processo de reciclagem.
- As embalagens não precisam de ser lavadas antes de irem para o ecoponto. Devem apenas escorrê-las e espalmá-las.
- Não coloque papel molhado ou engordurado no ecoponto azul. Neste caso, os resíduos pertencem ao lixo doméstico.
- Papel contaminado com produtos químicos, como os talões e faturas, também não devem ser depositados no contentor azul.
- Resíduos “mistos”, como envelopes que têm a janela de plástico ou certas embalagens, se não for possível separá-los, devem ser colocados no ecoponto cujo material é dominante.
- Pacotes de leite são embalagens, por isso devem ser colocados no ecoponto amarelo.
- No contentor verde devem ser colocados apenas garrafas de vinho, frascos ou boiões. Vidros de molduras, janelas, recipientes tipo “pyrex” e outros materiais semelhantes não são considerados vidro.
Tenha em mente que os camiões que fazem as recolhas nos ecopontos têm dois ou três compartimentos, pelo que os resíduos não se misturam. Se ainda não garantiu tempo lá em casa para reciclar, chegou o momento certo para o fazer.
O Rodinhas ajuda-o a transportar os mais pequenos
O Rodinhas é a ajuda que todos os pais com horários incertos durante o dia procuram. Os nossos motoristas garantem uma viagem tranquila que pode ser acompanhada em tempo real pelos familiares ou cuidadores, graças à nossa aplicação exclusiva.Afinal de contas, trata-se de um serviço especializado no transporte de crianças, que lhes garante uma viagem segura e mais divertida. Conte com o Rodinhas para levar os mais novos lá de casa à escola, aos avós ou até às atividades extracurriculares. Com a ajuda da carrinha de transporte do Rodinhas há mais pais e crianças felizes!