Ler é uma atividade adorada por muitas crianças e não tão apreciada por outras. Mas o que leva a que umas adorem e outras a dispensem tão facilmente? É simples: o hábito de leitura deve ser incutido desde cedo, quando os mais pequenos ainda estão abertos a explorar novas atividades.
E o foco das famílias, mesmo que não partilhem o sentimento de gostar de ler um bom livro, deverá estar nos benefícios que esta atividade traz aos mais novos no futuro. Quem sabe se o entusiamo das crianças lá de casa não o levam a querer voltar a pegar num livro, não é?
A importância do hábito de leitura nos mais novos
Um livro tem a capacidade de nos fazer viajar sem sairmos do lugar, dá aso à imaginação dos mais novos e o hábito de leitura desde cedo estimula o desenvolvimento intelectual das crianças. Além disso é um excelente impulsionador da aprendizagem na escola e mesmo na integração dos mais novos.
Quando somos pequenos, todas as atividades e experiências influenciam o nosso desenvolvimento, constituindo um papel fundamental para o nosso “futuro eu”. O hábito de leitura, tal como muitas outras atividades à mão dos mais jovens, permitem-lhes conquistar uma maior alfabetização desde cedo e assim enriquecer o seu vocabulário.
Os pais e família são fundamentais para o sucesso da implementação do hábito de leitura nas crianças. Mas como fazê-lo? Comecem por criar algumas rotinas desde cedo: por exemplo, enquanto grávidas, sabe-se que falar e ler para os bebés ainda no seu ventre, ajudam a criar laços emocionais com a mãe e a reconhecer a sua voz.
7 Dicas para implementar o hábito de leitura lá em casa
1# Escolha livros adequados a cada faixa etária
Crie um momento em família, despendendo alguns minutos a ver o livro com a criança, a fazer-lhe perguntas, a entrar nas brincadeiras e nas personagens dos livros.
2# Torne a leitura um hábito de família
Incentivar os mais novos é também mostrar-lhes que faz o mesmo. Criem o vosso momento de leitura, bastam 10 minutos por dia para ficar para o resto da vossa vida.
3# Frequentem livrarias e bibliotecas
São tantas as livrarias e bibliotecas diferentes espalhadas por todo o mundo. Faça delas uma rotina dos vossos fins de semana ou férias. Visitem-nas, toquem nos livros disponíveis, façam o vosso cartão de biblioteca e sempre que terminarem um livro aventurem-se por um novo.
4# Ofereça livros com temas diversificados
Os temas existentes são tão variados que terá de os dar primeiro a conhecer para os mais novos lhe poderem dizer: prefiro este género. Isto faz parte do crescimento deles e de criarem o seu próprio hábito de leitura.
5# Crie um cantinho de leitura lá em casa
Seja uma poltrona, um cantinho de almofadas junto das estantes de livros, permita-lhes ter um recanto lá de casa para se poderem perder no mundo encantado dos livros. Tudo com a ajuda de uma manta e de um candeeiro!
6# Mostre-lhes que existem livros digitais
A tecnologia faz parte do crescimento das novas gerações e apesar de um livro provocar sempre sensações que um e-Reader não nos permite ter, a verdade é que os pais podem economizar bastante dinheiro investindo num leitor de livros.
7# Não torne a leitura uma obrigação
Acima de tudo, esteja atento aos sentimentos da criança. Qual o género que parecem mais gostar de ler? Usufruem do momento conjunto que têm ao ler um livro? Mostram proatividade em escolher um livro? Muitas vezes temos de assumir que nem sempre é uma atividade do agrado de todas as crianças e repetir o processo com outras atividades até descobrirmos a sua preferida.
Rodinhas dá-lhe a melhor boleia para a escola e para casa
Enquanto os mais novos se aventuram por novos mundos com os livros, o Rodinhas garante-lhe um serviço especializado de transporte de crianças, que garante que depois de qualquer aventuram chegam sempre ao seu destino preferido: a casa, através de uma viagem segura e mais divertida.
Conte connosco para levarmos os mais pequenos à escola, a atividades extracurriculares ou a eventos e ganhe mais tempo para si. Com a ajuda da carrinha de transporte do Rodinhas há mais pais e crianças felizes!