Truques e Dicas

8 Dicas para Viajar com Crianças

Com o início das férias escolares das crianças, chega a hora das famílias planearem as suas férias! Viajar em família é fundamental para que os mais novos criem memórias inesquecíveis sobre o seu verão. Costuma fazer o mesmo? Fique a saber com o Rodinhas o que deve ou não fazer e levar, na hora viajar com crianças.

Viajar com crianças sem preocupações

1. Planeie toda a viagem com antecedência

Na hora de viajar com crianças, escolha um destino que lhe dê várias oportunidades de incluir os mais pequenos nas atividades disponíveis nessa localização. Descubra alojamento que pense nos mais novos, assim como opções de alimentação que as crianças apreciem, para evitar dores de cabeça.

2. Liste o que precisa mesmo de levar

Sabemos que a logística de viajar com crianças é sempre mais complicada do que quando viajamos sozinhos, seja devido a todos os brinquedos que insistem em levar, mudas de roupa a pensar em todos os percalços que possam acontecer ou carrinhos de transporte e cadeirinhas que não podem mesmo ficar em casa. Por isso, para que nada fique para trás, faça uma lista do que precisa realmente de levar e aquilo que poderá adquirir no destino, evitando assim ocupar espaço e acrescentar peso desnecessário à sua mala e à das crianças. No que diz respeito a alimentação, opte por fazer uma compra online no supermercado, previamente à viagem, com entrega no destino de férias, no dia de chegada.

3. Alojamento

Quando viaja com crianças, é sempre importante escolher um local que se adeque aos mais novos. O apartamento é, por norma, a melhor opção para estar à vontade com a sua família. Assim poderá continuar a preparar as refeições dos mais pequenos, principalmente se se tratarem de crianças mais jovens, e estas poderão brincar sem provocar quaisquer eventuais constrangimentos a outros hóspedes. Além disso, o apartamento permite a sensação de estarem em casa, o que poderá facilitar a adaptação da criança ao novo destino. No entanto, há cada vez mais hotéis preparados para quem viaja com crianças, existindo áreas de diversão pensados para as crianças, mais espaços verdes para que possam correr livremente, incluem serviços de babysitting e até salas preparadas para receber os mais pequenos quando quiser aproveitar um jantar a dois.

4. Piscina ou mar

A piscina tende a ser uma opção mais segura para as famílias, onde a temperatura da água é a mais constante e o espaço é mais limitado, para que não os perca de vista nem um minuto. Procure alterar entre piscina e praia, até porque são várias as propriedades medicinais da água do mar. E como quando viaja com crianças todos os cuidados são poucos, consulte aqui os 7 cuidados a ter com o sol.

5. Tente viajar durante a noite

Se conseguir, opte por viajar com crianças durante a noite, já que a probabilidade de as crianças adormecerem é maior, e uma vez que as temperaturas são mais amenas em período noturno, no verão. Desta forma, evitará paragens desnecessárias, bem como o próprio trânsito, permitindo-lhe viajar de forma mais tranquila. Viajando com crianças, não se esqueça de fazer paragens de três em três horas, em viagens longas.

6. Prepare-se para alguma emergência

As crianças ficam doentes com muita facilidade e não podemos descartar a possibilidade de isso poder acontecer em plenas férias. Antes de viajar com crianças, verifique a localização dos hospitais/postos médicos mais próximos de si, bem como uma farmácia, que o auxilie caso seja necessário adquirir medicamentos de última hora. Outra dica importante para quem viaja com crianças é levar pequena mala de primeiros socorros, onde poderá colocar alguns pensos rápidos e produtos desinfetantes.

7. Snacks

Sabemos que as crianças se podem queixar de fome nos momentos mais inadequados: quando não há comida por perto. Sempre que viajar com crianças garanta que tem alguns snacks saudáveis, peças de fruta ou água na sua mala ou bolsa, sempre que viajar. Conheça aqui as nossas receitas de queques de pera e canela ou de biscoitos de azeite, perfeitas para viagens.

8. Dia só para as crianças

Se viaja com crianças para um destino de praia, garanta um dia diferente para ser desfrutado em família. Deste modo, a meio da semana, organize um programa diferente, com foco nos mais pequenos: uma ida a uma quinta pedagógica, um parque aquático ou a um zoológico. Quebre a rotina, mesmo em férias!

Agora que já tem todas as nossas dicas para viajar com crianças sem preocupações, comece a preparar a sua viagem em família e divirtam-se!