Truques e Dicas

7 hábitos que irão reforçar a ligação pai-filho

Como qualquer relacionamento, o vínculo entre pais e filhos pode crescer e sedimentar-se com alguns hábitos incorporados nas suas rotinas.

1. Refeições em conjunto

Um impressionante conjunto de pesquisas tem mostrado uma ligação entre as refeições regulares com as crianças e um aumento da probabilidade de benefícios positivos de desenvolvimento, tais como uma melhor saúde e hábitos alimentares, fortes habilidades mentais, emocionais e sociais e melhor desempenho académico.
Se é normal trabalhar até tarde, pode sempre aproveitar o pequeno-almoço ou lanche juntos. A chave é fazer com que as refeições da família sejam momentos divertidos.

2. Falar sobre o dia 

Tal como a hora do jantar, a hora de dormir é uma grande oportunidade para conversar com seus filhos sobre o dia deles. Faça-lhes perguntas que irá levá-los a responder em pormenor, como “Qual foi a melhor parte do teu dia e?” ou “Qual foi a coisa mais engraçada que te aconteceu hoje?”
Em seguida, certifique-se de falar sobre o seu dia e partilhar detalhes dele. Ao fazê-lo está a mostrar ao seu filho que o valoriza como uma pessoa e que confia nele.

3. Brincar em conjunto 

Uma das melhores maneiras de se relacionar com seus filhos é a divertirem-se juntos. Vá lá fora andar de bicicleta ou chutar uma bola de futebol. Escolha um jogo de tabuleiro e junte a família à sua volta. Cozinhem para os amigos do seu filho. A atividade não importa desde que estejam a brincar em conjunto.

4. Carinho

Afagos e abraços não são apenas uma ótima maneira de se relacionar com o seu filho e reforçar o seu vínculo mãe/pai-filho, existem estudos que indicam que estas manifestações de amor podem mesmo reduzir a probabilidade de se ficar doente.

5. Respeitar

As crianças podem às vezes ser exasperantes, mas os pais devem ter em mente que o tratamento das crianças com respeito é tão importante como discipliná-las. Mesmo que o seu filho faça algo que requer que você o discipline, pode falar com ele de uma forma calma e amorosa. Gritar ou bater não só são meios menos eficazes, como podem prejudicar a qualidade de seu relacionamento com seu filho.

6. Faça-os sentirem-se úteis 

As crianças adoram sentirem-se úteis e quando se lhes dá tarefas e responsabilidades, aumenta-se a sua autoconfiança e faz com que se sintam valorizados. Elogie-os e agradeça ajuda. Não só elas se vão aproximar de si, como vão crescer mais confiantes.

7. Mostre-lhes que os ama

Faça pequenas coisas todos os dias para mostrar ao seu filho o quanto você o ama, como escrever uma nota e colocá-la na lancheira ou planear coisas divertidas para fazer no fim-de-semana. Dar-lhe toda a sua atenção quando ele está a falar, pode fazer uma grande diferença na qualidade do seu relacionamento com o seu filho. Mostrar ao seu filho todos os dias o quanto ele significa para si, vai fortalecer o vínculo entre pai/mãe e filho e torná-lo duradouro e inabalável.