Truques e Dicas

5 Trabalhos Manuais para fazer em Casa nas Férias

Mesmo sem viajar, as férias podem ser sinónimo de diversão. Mesmo em férias, é necessário manter uma rotina, ainda que mais flexível, já que esta é essencial para que as crianças mantenham regras e métodos de organização de tempo.

São várias as dicas que encontrará para preparar o dia e ocupar as crianças em casa. Por isso, até mesmo para a diversão poderá utilizar a folha de planeamento semanal do Rodinhas para organizar as férias dos mais novos.

Aproveite ainda as sugestões de atividades para crianças e pais e descubra cinco trabalhos manuais para fazer em casa nas férias.

Diversão em Casa: os trabalhos manuais

Os trabalhos manuais são feitos somente com recurso às mãos, sendo das atividades preferidas dos mais novos. Seja na escola ou em casa, é possível dar asas à imaginação e criar obras de arte.

Por isso, o Rodinhas traz novas sugestões de trabalhos manuais para fazer em casa e transformar os miúdos em pequenos-grandes artistas.

Pintar pedras da praia

Qualquer desculpa é boa para uma ida à praia. Se o tempo não convida a banhos no mar, recolha conchas e pedras talhadas pelas ondas do mar. Estes objetos recolhidos no areal podem, mais tarde, ser convertidos em variados acessórios de decoração.

Usem a imaginação para pintar as pedras recolhidas na praia que, mais tarde, servirão para decorar vasos, jardins, varandas ou beirais de janela. Podem inclusive criar uma história com estes elementos.

Fazer Animais a partir de Rolos de Papel

De joaninhas a sapos, o único limite será a imaginação. O rolo de papel pode ser convertido no tronco de vários animais. Bastará pintá-lo com as respetivas cores correspondentes aos animais e, com a ajuda de um pincel mais fino, completar os pormenores.

Pode recorrer a outros acessórios, como cartolina, para decorar o animal e conferir-lhe um aspeto mais realista.

Matraquilhos com Caixa de Sapatos

Este jogo vai fazer as delícias dos mais novos e irá encontrar todos os objetos necessários em casa.

Com uma caixa de sapatos, ou qualquer outra caixa retangular similar ou maior, faça oito furos no topo das laterais mais compridas, por onde irão passar os pauzinhos com os “jogadores”. Nas mais pequenas, simule a abertura para as balizas.

Com a ajuda dos pequenos artistas, pintem o fundo da caixa como se de um campo de futebol se tratasse. Depois, insira os pauzinhos nas cavidades, atravessando a caixa de um lado ao outro. Para criar os jogadores, utilize molas e para a bola, use uma bola de ping-pong ou mais pequena de esferovite.

Carros com Embalagens de Plástico

E se, a partir de embalagens de detergente, criasse autênticas viaturas para os miúdos brincarem? Quando terminar o conteúdo das mesmas, lave bem as embalagens e deite a embalagem. A zona da tampa e da asa será a parte frontal do carrinho.

Para decoração, pinte o exterior, podendo colar janelas de cartolina e outros acessórios para personalizar. Depois, faltam as rodas. Com recurso as quatro tampas de garrafões, perfure-as no centro.

Arranje dois pauzinhos que atravessem a embalagem de um lado ao outro, com margem para as tampas. Cole-os à parte inferior da embalagem e insira as tampas nas extremidades.

Tartarugas com Garrafas de Plástico

Os fundos das garrafas de refrigerantes podem ser convertidas em carapaças de tartarugas!  Corte-as com alguma altura e pinte-as de verde. Faça os contornos com preto e amarelo, para criar o efeito da carapaça deste simpático animal.

Enquanto a carapaça seca, crie o corpo e base da mesma, com recurso a cartolina verde. Dê forma à cabeça e patinhas da tartaruga, levando em consideração espaço para colocar a carapaça no topo. Cole uns olhinhos na cabeça e fixe o plástico da carapaça na cartolina. Simples e divertido!

Ficar em casa pode ser sinónimo de muita diversão e de boas memórias em família. Por isso, aproveite os trabalhos manuais enquanto forma de passar algum tempo de qualidade com os mais pequenos, estimulando a imaginação dos mais novos e a reutilização de materiais para criar brinquedos inesquecíveis.