Truques e Dicas

5 Dicas para Manter a Casa Segura para as Crianças

São várias as diferenças que poderá encontrar numa casa com e sem crianças. Não, não falamos de desarrumação, mas sim de segurança! O Rodinhas deixa-lhe algumas dicas simples para manter a casa mais segurança para as crianças.

Proteger a casa para salvaguardar as crianças!

A curiosidade das crianças é propícia a acidentes que podem tornar-se graves. Por isso, prevenir evita riscos para os mais pequenos!

1. Vire as panelas com o cabo para dentro do fogão

A cozinha é a divisão da casa que pode ser considerada um verdadeiro perigo para os miúdos. Para manter a casa segura para as crianças, comece por arrumar os talheres, de preferência, numa gaveta pouco acessível aos mais novos. Mas outro perigo, muitas vezes esquecido, são as panelas no fogão. Se os cabos das panelas estiverem virados para fora, a criança poderá sentir-se tentada a puxá-los e, desta forma, derramar o conteúdo quente. Nunca deixe uma panela quente por perto!

2. Revestir os cantos dos móveis como mesas, prateleiras e estantes

Se pretende manter a casa segura para as crianças, não se esqueça de analisar quais os móveis com esquinas pontiagudas. As crianças, sempre em corridas, muitas vezes chocam com os móveis e podem originar acidentes. Por isso, nada como colocar um protetor de borracha nos cantos dos móveis.

3. Colocar grades de segurança em portões, escadas e portas

A sua casa tem escadas? Então a primeira coisa que deve fazer para manter a casa segura para as crianças é colocar uma proteção no topo das escadas! Para evitar quedas, poderá instalar grades de segurança, que poderão ser estendidas a outras zonas se tiver, por exemplo, jardim com acesso ao exterior.

4. Cobrir todas as tomadass

Como se tivessem um íman instalado, as tomadas das nossas casas parecem atrair os mais novos. Se os miúdos decidirem colocar os dedos no seu interior, poderão receber descargas elétricas perigosas. Existem capas à venda, que mantêm as tomadas inacessíveis aos exploradores lá de casa.

5. Guardar os remédios e produtos de limpeza fora do alcance das crianças

Quando somos pequenos, não conseguimos distinguir o que podemos comer ou beber. Por isso, de modo a manter a casa mais segura para as crianças, guarde os produtos químicos e os seus medicamentos num sítio seguro e fora do alcance dos mais pequenos.

Desta forma, a sua casa está preparada para diminuir os riscos de potenciais acidentes com os mais pequenos!