Oito motivos para os seus pequenotes praticarem desporto

Não é segredo nenhum que a atividade desportiva é fundamental e essencial para a saúde e bem- estar do ser humano. Por este motivo, a maioria das escolas dispõe do ensino da prática desportiva .

Vejam alguns benefícios de optar por fazer desporto como opção extracurricular.

oito motivos para praticarem desporto

1. Contribui para a saúde do corpo. Quem faz desporto aprende a movimentar o corpo de acordo com as técnicas que precisam ser executadas com a postura adequada – posicionamento que se torna automático, um hábito, em quem toma o gosto pelo desporto desde pequenino.

2. Estimula o funcionamento do cérebro. Qualquer tipo de movimento serve para conduzir informações ao sistema nervoso central. Caminhar é uma forma de alimento para o cérebro, andar de bicicleta é outra, etc… Acontece que ao fazer desporto consegue-se alimentar o sistema nervoso de um modo ainda mais refinado com a série de movimentos que a ele estão atrelados. Assim, quanto mais cedo uma criança se inicia no desporto, mais “inteligente” seu corpo se torna em razão da qualidade desse estímulo. 

3. Amplia os conhecimentos culturais. Quem prática desporto recebe informação sobre a origem do jogo em si, as tradições celebradas no país de onde o jogo é oriundo, os costumes do lugar. É um conhecimento transmitido nas aulas que enriquece os conhecimentos culturais da criança. Não se trata de um tipo de informação feito para decorar, mas sim estimular o interesse da criança pelas diferentes identidades culturais.

4. Estimula a curiosidade infantil. Quem prática desporto desenvolve a sua perceção dos sentidos, assim como a consciência de que o próprio corpo é alimentado por movimentos pouco usuais. Trata-se de uma atividade que abre um leque de oportunidades – meninas e meninos podem descobrir, ao praticar desporto, o gosto por outras atividades. Em suma ao praticar desporto pode despertar aptidões, fonte valiosa de conhecimento e amor próprio.

5. Promove o desenvolvimento físico. Os praticantes de desposto aprendem a reconhecer os limites do corpo, adquirindo segurança sobre o próprio desempenho. O aluno ganha assim mais elasticidade, equilíbrio, autoconfiança. Em suma melhora a coordenação motora.

6. Combate a obesidade infanti. A obesidade infantil é um problema crescente e as crianças com excesso de peso são mais suscetíveis de contrair doenças crónicas, como por exemplo hipertensão arterial e a diabetes. Para além disso, tem também impactos físicos e psicológicos que afetam a saúde mental das crianças. A prática de desporto é uma forma de prevenir e curar a obesidade infantil de uma forma divertida e desta forma potenciar bons hábitos para toda a vida.

7. Influência na formação como individuo. Todo tipo de experiência é fonte de conhecimento para uma criança. Isso significa que tudo o que ela recebe como informação vai de algum modo influenciar o seu desenvolvimento. No caso da prática de desporto, ela contém informações corporais, sociais e emocionais que podem contribuir para o crescimento infantil. Aspetos como a sutileza, a organização, o estímulo à atenção, a autodisciplina,  e o poder de observação presentes no ensino do desporto influenciam positivamente o desempenho da criança inclusive em outras atividades escolares, facilitando a compreensão de conteúdos mais complexos.

8. Ensina a trabalhar em grupo. Muitos desportos requerem a interação em grupo. Por ser uma atividade coletiva, também aprimora a convivência em grupo. O sucesso de todos depende do trabalho de cada um. Por isso, é importante aprender a lidar com o colega, aprender a respeitar a opinião dos outros. Fazer desporto também exige comprometimento e dedicação. Os treinos são recorrentes e a criança irá aprender que seu atraso atrapalha o progresso de todo grupo, tornando-se, assim, mais responsável.

Powered by Pumpkin







< voltar



Testemunhos

Andreia Marques

Em jeito de despedida, quero aqui manifestar o meu mais sincero agradecimento ao Rodinhas e a toda a sua equipa. Foram extraordinários em toda a linha. Um agradecimento muito especial à Vânia (na fotografia com o Henrique), por toda a atenção, cuidado e carinho que sempre demonstrou para com o Henrique, foi simplesmente excecional.

Bem-hajam!!

Votos das maiores felicidades!!

Sara Gomes e a filha Madalena Hölzer

Sara: Os profissionais do Rodinhas saõ muito profissionais, mas acima de tudo excelentes pessoas.
Madalena:  Gosto muito da Vânia e da Cristina, levam-me sempre para casa depois da escola.

Eunice Mota e a filha Margarida

Eunice: A minha filha adora o serviço, é prestado de forma responsável. A minha filha sente-se bem e vai de encontro às nossas necessidades.
Margarida: Os motoristas do Rodinhas são muito simpáticos, até perguntam como correu a escola.

Inês Mesquita

…Quero aliás deixar o meu profundo agradecimento ao Rodinhas por estes anos de acompanhamento das minhas filhas. São uma referência para mim e para as minhas filhas, pelo tratamento, cuidado, tendo sempre tudo corrido de forma exemplar. Não irei nunca esquecer e recomendar sempre!

Muito obrigada e até breve, Inês.

Contactos
Av. Severiano Falcão, 3
2685-379 Prior Velho

Av Vasco da Gama, 780
4430-247 Gaia

Horário de atendimento
2ª a 6ª, das 07h às 22h
info@rodinhas.pt
@ 2017 |
Desenvolvido por Creative Thinkers
Accionistas